Um homem que fazia exame para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o instrutor de direção, a diretora de ensino e o dono de um Centro de Formação de Condutores (CFC) foram presos por suspeita de fraude, em Caraguatatuba, no litoral de São Paulo, nessa quinta-feira (17/7).
A equipe de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) flagrou um aluno deixando a autoescola em que está matriculado no momento em que deveria estar fazendo sua aula prática de direção. No sistema do Detran, a aula constava com iniciada e em curso.
Os quatros suspeitos foram levados à delegacia para o registro da ocorrência e podem responder pelo crime de peculato digital, ao inserir dados falsos em um sistema de informações público, com pena de 2 a 12 anos de prisão, além de multa.
O CFC já estava na mira da pasta porque vinha deixando de enviar para os exames práticos um dos carros registrados pela empresa no sistema – justamente o veículo da ocorrência flagrada nesta quinta-feira. Quando questionado, o instrutor afirmou desconhecer o paradeiro do carro.
Além da prisão dos suspeitos, houve apreensão de celulares, computadores e de outro carro da autoescola. A empresa e funcionários envolvidos responderão a processo administrativo junto ao Detran, que pode decidir pela cassação do registro de credenciamento dos envolvidos.
A operação contou com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil, que chegaram ao local logo após o flagrante.
Fonte: www.metropoles.com