Duas estações da rede metroferroviária de São Paulo ganharam nomes de patrocinadores após contrato de naming rights. Uma estação da Linha 5-Lilás e uma estação da Linha 9-Esmeralda possuem agora novos “sobrenomes”.
A ViaMobilidade, responsável por administrar a Linha 5-Lilás, firmou parceria com a Universidade de Santo Amaro (Unisa). Agora, a estação Adolfo Pinheiro passa a se chamar Adolfo Pinheiro-Unisa.
Já na Linha 9-Esmeralda, a mudança aconteceu na estação Berrini, que passa a se chamar Berrini-Casas Bahia. Outras estações já usam sobrenomes de marcas, como é o caso da Paulista-Pernambucanas, da Linha 4-Amarela, e da Saúde-Ultrafarma, da Linha 1-Azul.
Para a Companhia Metropolitana de São Paulo (CPTM), a ideia é trazer maior visibilidade e reconhecimento às marcas interessadas, estando, assim, integradas ao tecido urbano e participando da rotina dos passageiros.
O que é “naming rights”?
Segundo o Metrô de São Paulo, os naming rights permitem que empresas de diferentes ramos possam adicionar marcas aos nomes e “sobrenomes” de estações, permitindo também o incremento de receitas não-tarifárias. A exposição é feita também no mapa das linhas, em avisos sonoros, nos totens espalhados pelas estações e nas redes sociais.
Antes de implementado, o projeto precisa ser aprovado pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) da Prefeitura. Marcas de bebidas alcoólicas, cigarros, entidades religiosas, instituições políticas, personalidades e casas de apostas online são proibidas de participarem da compra pelos direitos.
Quais estações tem “sobrenomes patrocinados”?
Atualmente, nove estações da malha metroferroviária de São Paulo possuem contratos ativos de naming rights, que podem durar entre cinco a 20 anos. Veja abaixo quais são:
- Saúde-Ultrafarma – Linha 1-Azul
- Penha-Lojas Besni – Linha 3-Vermelha
- Carrão-Assaí Atacadista – Linha 3-Vermelha
- Paulista-Pernambucanas – Linha 4-Amarela
- Adolfo Pinheiro-Unisa – Linha 5-Lilás
- Lapa-Senac – Linha 8-Diamante
- Berrini-Casas Bahia – Linha 9-Esmeralda
- Morumbi-Claro – Linha 9-Esmeralda
- Jurubatuba-Senac – Linha 9-Esmeralda
Fonte: www.metropoles.com