A Americanas, que passa por recuperação judicial, anunciou nesta terça-feira, 2, o fechamento dos sites Submarino e Shoptime. A empresa informou que a base de clientes e o estoque serão incorporados à Americanas.com.
“Americanas informa que a integração dos sites e apps do Shoptime e do Submarino tem como objetivo fortalecer o digital da companhia a partir da marca Americanas”, informou a empresa, em comunicado.
Segundo a companhia, a decisão contemplou o alinhamento com a nova estratégia de negócios, “que foca em uma operação mais ágil, rentável e eficiente para oferecer uma experiência de compra ainda mais completa”.
Desde a revelação das fraudes contábeis de R$ 25,3 bilhões nos balanços, a Americanas entrou em recuperação judicial, com dívidas superiores a R$ 42 bilhões. As fraudes ocorreram até o terceiro trimestre de 2022, sob a antiga gestão liderada pelo CEO Miguel Gutierrez.
Submarino e Shoptime, que já foram referência no comércio eletrônico brasileiro, agora se integram à Americanas.com.
“É com a animação lá em cima que, depois de anos de sucesso no Brasil, o Submarino anuncia que somará suas forças com a Americanas para tornar a sua jornada de compra em livros, games, tecnologia e mais categorias hardcore ainda mais incrível!”, diz a nota no site.
Submarino e Shoptime eram gigantes do varejo
O Submarino foi fundado em 1999 pelos empresários Antônio Bonchristiano, Marcelo Ballona e Flávio Jansen, a partir da compra da livraria virtual Booknet.
O fundo GP Investimentos apoiou sua criação, e a empresa expandiu para Argentina, México e Espanha. Em dezembro de 2006, Submarino e Americanas.com se fundiram, formando a líder no comércio eletrônico brasileiro.
Já o Shoptime, criado em 1995 pela Globosat, se inspirou no canal americano Home Shopping Network, unindo vendas e entretenimento. Inicialmente vendendo apenas pela televisão, entrou no comércio eletrônico em 1997. Foi adquirido pela Americanas em 2005, integrando o grupo B2W, que gerenciava os ativos digitais do grupo.
Em 2022, os marketplaces Americanas.com, Submarino e Shoptime sofreram um ataque hacker, causando prejuízos diários de R$ 100 milhões.
A crise da Americanas continua, com prejuízo de R$ 12,9 bilhões em 2022 e R$ 4,6 bilhões nos primeiros nove meses de 2023.
Fonte: Oficial