São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (3/7) que a Cracolândia é apenas a “ponta do iceberg” de um problema social estimulado por organizações criminosas e anunciou investimentos para a região, que fica no centro de São Paulo.
Para Tarcísio, existe um ecossistema por trás do local, que traz um desafio às autoridades e, para acabar com a Cracolândia, é preciso tratar do problema desde a raiz, que seriam os grupos criminosos.
“A extinção da Cracolândia, ela se dá a partir do momento que você enxerga um todo. Agora, como é que ela se mantém lá? Por que? Qual é o verdadeiro business por lá? Não é a venda de droga no varejo. (…) Não é por isso que ela está lá há tantos anos embaixo do nariz das autoridades e ela não sai. Existe um ecossistema criminoso subjacente que está por trás da Cracolândia, e é esse ecossistema como um todo que você tem que atacar, e é isso que tá sendo planejado também”.
Tarcísio de Freitas afirmou ainda que o governo paulista fará investimentos para acolher e auxiliar usuários de drogas na Cracolândia. “Nós vamos promover a reversão desse quadro com investimento, então a gente tá falando de uma PPP [Parceria Pública-Privada] habitacional que vai construir seis mil unidades no centro. A gente tá falando de R$ 2 bi de investimento”.
De acordo com o governador, além das unidades habitacionais, um centro administrativo no valor de mais de R$ 4 bilhões está em fase de projeto.
Tarcísio falou sobre a Cracolândia em Itatiba, no interior de São Paulo, onde inaugurou uma obra na Rodovia Constâncio Cintra (SP-360).
Fonte: Oficial