Home Noticias Zoneamento: Câmara libera arranha-céus em parte de Morumbi e Perdizes

Zoneamento: Câmara libera arranha-céus em parte de Morumbi e Perdizes

3
0
Zoneamento: Câmara libera arranha-céus em parte de Morumbi e Perdizes

São Paulo — Algumas das emendas aprovadas pela Câmara Municipal na votação da revisão da Lei de Zoneamento da cidade, aprovada nessa terça-feira (2/7), vão permitir a construção de prédios sem limites de altura em terrenos e lotes localizados em bairros que antes eram regiões exclusivamente residenciais, como trechos de Alto de Pinheiros e Perdizes, na zona oeste de São Paulo, Morumbi e Vila Mariana, na zona sul, Santa Cecília, na região central, e Jardim Anália Franco, na zona leste.

Essas emendas alteram o zoneamento de lotes que se enquadravam como Zonas Exclusivamente Residencial (ZERs) para os transformarem em “eixos de verticalização”, o que pode aumentar o valor desses terrenos.

A transformação vai de encontro às diretrizes do Plano Diretor, já que retira as ZERs da lista de locais excluídos das “áreas de influência” das Zonas Eixo de Estruturação da Transformação Urbana (ZEUs).

Enquanto o limite de altura em uma ZER é de 10 metros, o céu é o limite em uma zona de eixo. Áreas desse tipo têm diversos incentivos construtivos, a fim de aumentar a população que reside perto de equipamentos urbanos.

Essa revisão é de autoria do vereador Rodrigo Goulart (PSD).

Prédios altos na região do Jockey

Os vereadores também aprovaram a liberação de prédios de até 28 metros em duas quadras restritas a casas no entorno do Jockey Club de São Paulo, na Cidade Jardim (foto de destaque), na zona sul. 

A mudança inclui a Rua Taques Alvim, a Avenida das Acácias e a Rua Jaguanambi, que agora serão classificadas como Zona Mista (ZM). Essa designação permite a construção de edifícios de altura média e a instalação de variados comércios e serviços. A emenda é de autoria do vereador Isac Félix (PL).

Fonte: Oficial