Os alunos do 7º ano de uma escola pública em Limeira, no interior de São Paulo, foram premiados por criarem um alerta de enchentes e deslizamentos, em um projeto com objetivo de mitigar os impactos dos fenômenos ambientais. Com a colocação no Prêmio Escolas Sustentáveis, a Escola Estadual Brasil recebeu R$ 17,5 mil e vai representar o estado na etapa internacional da competição.
Chamado AquaTerraAlert, o projeto foi desenvolvido pelos professores Náyra Rafaéla Vido, de robótica, e Vinícius Akira Sugae, de ciências. A escola venceu a categoria 2 do prêmio, voltada a turmas de Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A próxima fase da competição está prevista para acontecer entre os dias 20 e 22 de outubro, no Rio de Janeiro.
Alerta de enchentes
Utilizando uma abordagem interdisciplinar, que integrou ciências, tecnologia e educação ambiental, o projeto AquaTerraAlert foi construído com o sistema arduino — utilizado em aulas de robótica —, com sensores ultrassônicos e de umidade, além de outros itens que permitem monitoramento e alerta em tempo real.
Segundo Náyra, o protótipo foi desenvolvido por 40 alunos do 7º ano. “Esse trabalho educativo é fundamental, porque não basta só a tecnologia: a mudança de hábitos é essencial para prevenir tragédias, por isso desejamos ampliar a proposta para além dos muros da escola e, assim, atingir mais pessoas”, afirmou.
Por enquanto, o AquaTerraAlert funciona em escala reduzida, testado em maquetes que representam áreas de risco de enchentes e deslizamentos, mas os professores pretendem marcar uma reunião com a Prefeitura de Limeira sobre o projeto, ampliando a proposta para o município.
Fonte: www.metropoles.com


































