A Transpetro, subsidiária de transporte da Petrobras, anunciou na segunda-feira 8, a primeira licitação para a construção de quatro navios para transportar combustíveis. A ação faz parte do programa de ampliação e renovação da frota da empresa.
O programa prevê a publicação de quatro editais para a construção de 25 navios próprios até o fim de 2025, com um investimento total entre US$ 2 bilhões e US$ 2,5 bilhões. A recuperação da indústria naval é uma obsessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, desde a sua posse, menciona com frequência a retomada da construção naval no Brasil desde sua posse.
Lula teve resultados desastrosos em tentativa de consolidar indústria naval
Lula já tentou estabelecer um polo naval no Brasil em mandatos anteriores, com resultados desastrosos. A Sete Brasil, criada em 2010 para gerenciar a construção de 28 navios-sonda para o pré-sal, entregou apenas quatro antes de pedir recuperação judicial em 2016. Em 2024, foi solicitada a falência definitiva da companhia.
A recente mudança na presidência da Petrobras, com Magda Chambriard assumindo o cargo em maio, reflete a pressão do governo para acelerar investimentos em grandes obras e revitalizar a indústria naval brasileira. O ex-presidente da estatal, Jean Paul Prates, foi criticado pela suposta “lentidão” na execução desses projetos.
Magda Chambriard anunciou que o edital publicado na última sexta-feira, 5, para a construção de quatro navios de classe Handy, visa a reduzir a exposição da estatal às flutuações nos preços de frete. Esses navios, com capacidade entre 15 mil e 18 mil toneladas de porte bruto (TPB), vão transportar combustíveis derivados de petróleo.
Cronograma da licitação da subsidiária da Petrobras para a construção de navios
A licitação será internacional e aberta, permitindo a participação de quaisquer estaleiros que atendam aos critérios técnicos e econômicos definidos no edital. No entanto, estaleiros brasileiros têm vantagens, como acesso a financiamento do Fundo de Marinha Mercante (FMM) e melhores posições na equalização de propostas, devido à ausência de custos com impostos de internalização depois da entrega dos equipamentos.
A Transpetro prevê 90 dias para a apresentação de propostas, com divulgação do estaleiro vencedor e assinatura do contrato ainda em dezembro deste ano. O primeiro navio deve ser lançado à água em junho de 2026, com as demais etapas de construção dos outros navios ocorrendo escalonadamente até 2028.
O próximo edital focará na construção de navios gaseiros para transporte de gás natural. Esse edital deve ser publicado entre dezembro e janeiro, depois de aprovação pelos conselhos da Petrobras. O plano estratégico 2024-2028 inclui a encomenda de outros 12 navios, atualmente em estudo.
Planos futuros e expectativas da Transpetro
Para completar as 25 unidades previstas, a Transpetro planeja incluir nove navios de porte médio, tipo MR1 e MR2, no plano estratégico 2025-2029, a ser divulgado em novembro deste ano. Esses navios têm capacidade entre 40 mil e 50 mil toneladas.
O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, está confiante de que muitos estaleiros nacionais apresentarão propostas. O diretor financeiro da Transpetro, Fernando Mascarenhas, destacou que os concorrentes que construírem no Brasil terão acesso a financiamento competitivo do FMM, com taxas especiais para o sistema Petrobras.
Fonte: Oficial