Home Noticias Derrite diz que polícia “neutralizou” centenas de líderes do crime

Derrite diz que polícia “neutralizou” centenas de líderes do crime

3
0

Ao se despedir do cargo de secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PP), disse nesta segunda-feira (1º/12) que durante sua gestão a polícia “neutralizou” centenas de líderes do crime organizado. A declaração foi dada na cerimônia de aniversário das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), batalhão de elite Polícia Militar do estado.

“Juntos, colocamos em prática um plano estratégico técnico, ousado e firme no combate ao crime e ao crime organizado, baseado em três pilares fundamentais: identificação, busca, monitoramento e captura das principais lideranças do crime organizado em  nosso estado; inviabilização da cadeia logística do crime e asfixia financeira das organizações criminosas”, disse o secretário.

-- Anuncios Patrocinados --
Curso Automação sem Limites

7 imagensFechar modal.1 de 7

O governador Tarcísio de Freitas em evento da Rota em SP

Pablo Jacob /Governo do Estado de SP2 de 7

O governador Tarcísio de Freitas em evento da Rota em SP

Pablo Jacob /Governo do Estado de SP3 de 7

Pablo Jacob /Governo do Estado de SP4 de 7

O secretário Guilherme Derrite em evento da Rota em SP

Pablo Jacob /Governo do Estado de SP5 de 7

Osvaldo Nico, Tarcísio de Freitas e Guilherme Derrite em evento da Rota em SP

Pablo Jacob /Governo do Estado de SP6 de 7

Osvaldo Nico, Tarcísio de Freitas e Guilherme Derrite em evento da Rota em SP

Pablo Jacob /Governo do Estado de SP7 de 7

O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), em evento na Rota, em SP

Renan Porto/Metrópoles

“Para desespero daqueles que equivocadamente, ou maliciosamente, enxergam os bandidos como vítimas da sociedade, identificamos, prendemos e, quando necessário, neutralizamos, sempre em legítima defesa, centenas de líderes dessas organizações criminosas, criminosos de altíssima periculosidade para o nosso estado e nosso país”, acrescentou Derrite.

Após o término da solenidade, em entrevista coletiva, o secretário foi questionado sobre quem seriam as centenas de líderes “neutralizados”. Ele, no entanto, citou genericamente as operações Escudo e Verão, que juntas levaram à morte de 84 pessoas, entre as quais um deficiente visual, um homem de muleta e uma mãe de seis filhos.

Derrite também mencionou a morte de Carlos Alves Vieira, o Ferrugem, na última sexta-feira (28/11). Segundo a PM, ele seria envolvido com o tráfico internacional.

Leia também

  • São Paulo

    Operações letais e crises nas polícias marcam gestão Derrite em SP
  • São Paulo

    Castro e Motta são homenageados por batalhão de elite da PM de SP
  • Cultura

    Boicotada por bolsonaristas, peça de Carol Castro tem ingressos esgotados
  • Grande Angular

    Castro autoriza que mulheres comprem spray de pimenta em farmácias

“São centenas de neutralizações. São mais de centenas. Não é que eu tenha orgulho do número. Eu tenho orgulho [de] que, na maioria das vezes, os policiais saíram vivos. Eu não conheço nenhum cidadão que torça para um policial morrer numa troca de tiros”, disse.

Quando mencionou que a polícia havia “neutralizado” centenas de líderes do crime, Derrite fez menção ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), homenageado no evento desta segunda-feira. Há cerca de um mês, a PM fluminense realizou a Operação Contenção, que resultou na morte de 117 pessoas.

Ao agradecer a esposa, Derrite se emocionou e começou a chorar. O secretário também agradeceu ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), que o designou como relator do projeto de lei antifacção na Câmara dos Deputados.

“Especialista em segurança”

Em seu discurso, o governador Cláudio Castro disse que Guilherme Derrite é “um dos maiores especialistas” em segurança pública do país (veja abaixo).

“Um dos maiores especialistas em segurança pública do Brasil, que com certeza colocou o seu tijolinho na história da segurança pública e no futuro do Brasil, ao relatar o marco da segurança pública, deputado Guilherme Derrite”, afirmou o governador.

Fonte: www.metropoles.com