Um dos suspeitos de roubar as obras de arte da Biblioteca Mário de Andrade, no centro da capital paulista, foi preso nesta segunda-feira (8/12) pela Polícia Civil, na região central de São Paulo.
Um segundo criminoso já identificado pela polícia segue foragido. A dupla estava armada e invadiu a Biblioteca Mário de Andrade nesse domingo (7/11), fugindo com 13 obras dos artistas Henri Matisse e Candido Portinari.
O acervo pertencia à exposição Do Livro ao Museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade, realizada em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).
Segundo a Polícia Militar, eles renderam os seguranças e fugiram em direção à estação Anhangabaú do Metrô. Não houve registro de feridos.
Um terceiro suspeito, que foi flagrado pelas câmeras do Smart Sampa interagindo com um dos criminosos, foi detido pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), mas acabou sendo liberado e prestaria depoimento ainda nesta segunda-feira.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirmou que o “veículo utilizado na fuga foi localizado, apreendido e encaminhado para perícia técnica”. Segundo a pasta, “as investigações continuam para identificar o segundo envolvido e localizar as obras subtraídas”.
4 imagensFechar modal.1 de 4
Espaço roubado na Biblbioteca Mário de Andrade
2 de 4
Obras de Matisse na biblioteca Mário de Andrade antes do roubo
Divulgação/MAM3 de 4
biblioteca mario de andrade
Crédito: Édson Lopes Jr/Secom4 de 4
Biblioteca Mario de Andrade
Reprodução / Facebook
O que foi roubado
Os criminosos levaram oito gravuras do artista francês Henri Matisse e cinco gravuras do brasileiro Candido Portinari.
Henri Matisse foi um pintor francês do início do século 20, figura central do fauvismo, movimento marcado pelo uso ousado de cores vivas e pinceladas livres. Portinari é um dos maiores artistas do modernismo brasileiro.
Leia também
-
São Paulo
O que se sabe sobre roubo de obras da Biblioteca Mário de Andrade
-
São Paulo
Biblioteca Mário de Andrade: obras roubadas são de Matisse e Portinari
-
São Paulo
Homens armados invadem e roubam Biblioteca Mário de Andrade, no centro
-
São Paulo
PF devolve obra rara furtada em 2006 da Biblioteca Mário de Andrade
Quem são os suspeitos
Câmeras do SmartSampa, sistema de monitoramento da Prefeitura de São Paulo, registraram a ação dos homens que invadiram a Biblioteca Mário de Andrade (assista acima).
As imagens foram registradas às 10h43. Após o roubo, os ladrões são vistos estacionando uma van na Rua João Adolfo, próximo à Avenida Nove de Julho. Os dois retiram as obras do veículo e caminham pela calçada. Eles ainda não foram identificados.
O que dizem a prefeitura
Segundo a prefeitura, administradora do espaço, o local conta com sistema de câmeras e o material será fornecido às autoridades policiais. A biblioteca passou por perícia. A administração afirma que as obras contam com apólice de seguro.
Fonte: www.metropoles.com

































