São Paulo — A cidade de São Paulo atingiu a marca de 80.369 pessoas em situação de rua. Os dados se referem ao mês de junho de 2024 e são do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a partir da base do Cadastro Único (CadÚnico).
A cidade lidera as capitais em relação à quantidade de pessoas em situação de rua. No último levantamento do OBPopRua, de dezembro de 2023, a cidade tinha 64.818 de pessoas nessa situação, valor 24% a menos.
O aumento também foi registrado em todo estado de São Paulo, que saiu de 106.857 pessoas em dezembro de 2023 para 126.112 em julho de 2024. A nível nacional, o OBPopRua registrou que o Brasil tem 300.868 pessoas em situação de rua.
Segundo o coordenador do OBPopRua e professor da UFMG, André Luiz Freitas Dias, o aumento pode ser explicado pelo fortalecimento do CadÚnico como forma de acesso a programas sociais como o Bolsa Família.
Além disso, o professor destaca a ausência ou insuficiência de políticas públicas, como moradia, trabalho e educação, voltadas para o atendimento dessa população. Para ele, esse problema ainda é maior em relação à população negra que, na média nacional, representam 69% das pessoas em situação de rua.
O levantamento feito sobre os dados do CadÚnico mostram que 85% das pessoas em situação de rua do país são do sexo masculino e 87% encontram-se na faixa etária de 18 a 59 anos; 14% apresentam alguma deficiência.
Em relação à escolaridade, maior parte possui ensino fundamental incompleto (42%) e 11% encontram-se em condição de analfabetismo. Já sobre a renda, os dados indicam que 85% sobrevivem com até R$ 109,00 por mês.
Dados da população em situação de rua
O levantamento de dados é tido como um ponto crítico na produção de políticas públicas votadas à população em situação de rua. Na capital paulista, o poder municipal faz esse levantamento de quatro em quatro anos por meio do Censo da População da População em Situação de Rua.
Na última edição, publicada em 2021, a cidade de São Paulo registrou 31.884 pessoas vivendo em suas ruas. A próxima edição está prevista para acontecer em 2025.
O Metrópoles questionou a Prefeitura de São Paulo sobre o aumento dos dados apontados pelos pesquisadores da UFMG e pediu informações atualizadas sobre a população em situação de rua na cidade, mas não recebeu resposta. O espaço permanece aberto.
Fonte: Oficial