A Defesa Civil colocou o litoral norte de São Paulo em estado de alerta máximo para chuvas expressivas e rajadas de vento nos primeiros dias de 2026. Segundo a pasta, a previsão se baseia no avanço de uma nova frente fria que deve se concentrar na faixa leste do estado.
Já na sexta-feira (2/1), há previsão de chuvas expressivas, acumulados de até 100 milímetros e ocorrência de rajadas de vento em Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. No sábado (3/1), o alerta permanece no litoral norte, com aumento da precipitação também no oeste do estado.
Chuvas entre 50 e 100 milímetros devem atingir o interior, região metropolitana e o litoral no domingo (4/1). O retorno do feriado deve ser marcado por aumento da chuva, ventos, chances de granizo e trovoadas no interior.
Gabinete de crise
O governo de São Paulo mobilizou um gabinete de crise a partir desta segunda-feira (29/12) para coordenar ações de prevenção e atendimento de municípios diante das previsões de chuvas fortes durante o feriado de Ano Novo. A decisão foi anunciada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na sexta-feira (26/12), em uma reunião no Palácio dos Bandeirantes, com prefeitos de 284 municípios.
“Estamos nos preparando e não vamos deixar a população desassistida. Isso demanda preparo, prevenção e estarmos na mesma página. Nosso objetivo é proteger vidas e preparar nossa infraestrutura para reduzir danos à população”, afirmou Tarcísio.
Leia também
-
Conteúdo especial
São Paulo avançou em obras, saúde e educação nos últimos três anos
-
São Paulo
Filha é presa suspeita de matar mãe esfaqueada com ajuda do namorado
-
São Paulo
Câmera mostra momento em que mulher persegue e mata casal em moto
-
Brasil
Do calor às chuvas: a última semana do ano começa com virada no tempo
Ainda de acordo com a Defesa Civil, até esta terça-feira (30/12) há risco de fortes temporais, com acumulados previstos entre 20 e 50 milímetros por dia, ventos fortes, trovoadas e granizo, especialmente nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Itapeva e Registro.
Na quarta-feira (31/12), a previsão é de muito calor, tempo abafado e pancadas de chuva.
Fonte: www.metropoles.com
































