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Subsidiária da Volkswagen vai produzir baterias de estado sólido

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Célula de bateria da QuantumScape na mão de um funcionário do laboratório

A PowerCo, subsidiária da Volkswagen, fechou um acordo com a norte-americana QuantumScape para produzir baterias de estado sólido com a tecnologia da startup. 

Pelo acordo, a PowerCo poderá produzir até 40 GWh por ano utilizando a tecnologia QuantumScape, com a opção de duplicar a capacidade de produção para 80 GWh por ano, o que seria suficiente para atender a demanda de um milhão de veículos anualmente.

O acordo, portanto, poderia acelerar a industrialização da tecnologia de bateria de metal de lítio de estado sólido de próxima geração da QuantumScape e potencialmente ajudar a revolucionar a mobilidade elétrica. 

Parceria tem potencial para fortalecer indústria de veículos elétricos. Foto: Divulgação/QuantumScape.

Potencial energético

A parceria ainda depende de um progresso técnico satisfatório nos testes. A plataforma tecnológica da QuantumScape é baseada em um separador cerâmico sólido desenvolvido internamente, permitindo o uso de ânodos metálicos de lítio puro. De acordo com a PowerCo, este separador é fundamental “para energia e densidade de potência excepcionais, carregamento rápido e um perfil de segurança robusto”. 

Juntas, a QuantumScape e a PowerCo desenvolverão uma célula de bateria que poderá ser usada nos veículos do Grupo Volkswagen.

“Com esta cooperação, pretendemos trazer células de bateria mais sustentáveis ​​e de última geração aos nossos clientes”, disse Frank Blome, CEO da PowerCo. “Temos colaborado e testado células protótipo QuantumScape há anos e estamos ansiosos para trazer esta tecnologia do futuro para a produção em série. A tecnologia da QuantumScape está preparada para entrar em um estágio crucial onde a experiência especializada, os recursos e as fábricas globais da PowerCo podem ajudar a facilitar a transição para a produção em escala industrial”, completou o executivo.

Já Thomas Schmall, membro do Conselho de Tecnologia do Grupo Volkswagen, afirmou que o acordo entre as empresas garantirá ao Grupo Volkswagen o acesso à tecnologia de baterias de estado sólido nos próximos anos. “Estamos empenhados em impulsionar a indústria para garantir que os nossos veículos elétricos estabeleçam uma referência de excelência e sustentabilidade.”

 

O que são baterias de estado sólido?

As baterias de estado sólido apresentam maior densidade energética, aumentando a capacidade de armazenamento dessas baterias nos veículos elétricos. 

As baterias de íons de lítio, comumente usadas atualmente, são compostas de cátodos, ânodos, separador e eletrólitos. Por segurança, o separador mantém cátodos e ânodos separados com uma solução eletrolítica líquida. Essa solução, porém, é inflamável e pode sofrer alterações dependendo da temperatura ou fatores externos, com risco de explosão e incêndios. 

Já as baterias de estado sólido utilizam eletrólito sólido que também desempenha a função de separador. Assim, a bateria de estado sólido apresenta maior estabilidade, aumentando a segurança, uma vez que mantém a forma sólida mesmo que haja algum tipo de dano.

Em teoria, as baterias de estado sólido podem diminuir de tamanho em relação às de íons de lítio. O conjunto seria menor e mais leve para a mesma capacidade, o que permitiria aumentar a autonomia, o desempenho e o comportamento do veículo, sem falar nos custos. Além disso, as recargas podem ser mais rápidas e com menos desgaste dos componentes com o passar do tempo.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.

Fonte: Oficial