A Svolt, empresa fabricante de baterias subsidiária da Great Wall Motor (GWM) na China, apresentou a nova linha de baterias “short blade” (lâminas curtas, numa tradução livre), que promete 600 km de autonomia em 5 minutos de recarga.
De acordo com o comunicado da empresa, para o mercado de veículos elétricos, a Svolt lançou a bateria de lítio de carregamento ultrarrápido Svolt 6C, do tipo níquel-cobalto-manganês (NCM), que recarrega em surpreendentes 5 minutos e oferece autonomia de até 600 km. Além disso, ela tem versões que chegam a ter uma capacidade total de armazenagem de 100 kWh a 120 kWh, o que fornece um alcance máximo de mais de 1.000 km por recarga.
Outro lançamento para veículos elétricos é a bateria Svolt 5C, de lítio short blade do tipo fosfato de ferro-lítio (LFP), que promete ser a mais avançada do setor, reduzindo o tempo de carregamento de 10% a 80% para 10 minutos. A bateria possui um ciclo de vida superior a 3.500 ciclos. Com isso, ela seria capaz de rodar mais de 1 milhão de quilômetros.
Veículos híbridos plug-in
Há ainda a opção para veículos híbridos plug-in (PHEV): a bateria NCM Dragon Armor PHEV 800V, que, segundo a marca, foi projetada para a arquitetura de plataforma de 800 volts e para suportar carregamento ultrarrápido. Assim, ela se torna a bateria dedicada a modelos PHEVs com o carregamento mais rápido do mercado.
Outra vantagem é o tamanho do dispositivo de armazenamento. Comparada às baterias PHEV tradicionais, ela proporciona também uma redução de até 20% no volume que ocupa no veículo e uma densidade de energia de 250 Wh/kg.
Ainda segundo o comunicado, isso permite que os modelos PHEV possam receber baterias que variam de 55 kWh a 70 kWh de capacidade, fornecendo uma autonomia no modo elétrico de 300 km a 400 km, equivalente à de muitos veículos 100% elétricos. Projetada especificamente para a próxima geração de veículos híbridos, a bateria começará a ser produzida em julho de 2025.
Versatilidade
Com os novos produtos, a Svolt agora pode atender de forma abrangente vários modelos de automóveis com diferentes configurações de powertrain, tanto veículos 100% elétricos como híbridos plug-in de médio e longo alcance no modo elétrico.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.
Fonte: Oficial