São Paulo — Imagens do circuito interno da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Baeta Neves, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, mostram uma mulher entrando com um bebê recém-nascido e saindo da unidade de mãos vazias. A criança foi abandonada no banheiro, no último domingo (21/7).
No primeiro ângulo do vídeo, é possível ver a mulher na entrada do hospital segurando o bebê, que está enrolado com fronhas e um moletom.
Já dentro da unidade, ela caminha para o lado esquerdo da imagem, sem passar pelo atendimento. Sete minutos depois, ela é vista deixando a UPA e atravessando a rua, sozinha.
As câmeras também registraram parte do socorro prestado pela equipe médica do hospital. Uma das enfermeiras carrega o bebê, ainda enrolado pelas fronhas, enquanto uma funcionária da limpeza, que teria encontrado a criança no banheiro, leva as mãos à cabeça, aparentemente abalada.
Ao lado do bebê, foi encontrado um bilhete (veja abaixo) com a frase: “Boa tarde. Por favor, cuidem bem dele e o leve ao médico”.
A criança recebeu atendimento e foi encaminhada ao Hospital Municipal. Segundo a prefeitura da cidade, o quadro de saúde é estável, sem intercorrências desde a internação. “No momento, passa por tratamento de antibióticos e a previsão de alta é dentro de 30 dias”, informou em nota enviada à reportagem nesta quarta-feira (22).
A idade do bebê é de 39 semanas e 5 dias calculada pelo exame físico, disse a prefeitura. O Conselho Tutelar acompanha o caso.
O Metrópoles solicitou atualizações sobre a saúde do bebê à prefeitura e aguarda retorno.
O 6° DP de São Bernardo instaurou inquérito policial. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirmou que “segue realizando a oitiva dos funcionários do hospital e demais diligências visando à identificando da autora do crime e ao esclarecimento dos fatos”.
Fonte: Oficial