São Paulo —Willian Lima e Larissa Pimenta. Além de serem judocas medalhistas na Olimpíada Paris no último domingo (28/7), os brasileiros também possuem a mesma base esportiva. Os dois representam o Esporte Clube Pinheiros, localizado na zona oeste de São Paulo.
É o mesmo caso de outros 84 brasileiros que disputam os Jogos Olímpicos por clubes do estado paulista. O número é equivalente a cerca 30% da delegação brasileira composta por 277 atletas.
O Pinheiros é a instituição com maior número de representantes, com 35 esportistas. Outros clubes como Universidade Santa Cecília (Unisanta), Sesi-SP e Paulistano também se destacam cedendo atletas ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). No total, 24 clubes do estado de São Paulo estão representados por seus atletas em Paris.
Além dos medalhistas citados no começo da reportagem, nomes como Alison dos Santos, esperança de medalha no atletismo, Juliana Viana, primeira brasileira a vencer uma partida de badminton em Jogos Olímpicos, Guilherme Cachorrão, destaque na natação e Darlan, promessa do vôlei, se prepararam em instalações de São Paulo durante o ciclo olímpico.
Clubes e instituições esportivas focados em um determinado esporte também entram na conta. É o caso da equipe Leoas de Paraisópolis. O time da zona sul da capital paulista cedeu três jogadoras ao time feminino de rugby do Brasil. Sâo elas Bianca Silva, Gisele Gomes e Leila Silva.
O Corinthians também aparece como um dos destaques nesse quesito. Com exceção de Wanderley Pereira, atleta do boxe, a equipe está sendo representada por seis atletas nesses Jogos Olímpicos, todas da equipe de futebol feminina do Brasil comandada pelo técnico Arthur Elias, ex-treinador da equipe alvinegra.
Veja a lista e qual clube de São Paulo cada atleta representa:
Fonte: Oficial