São Paulo — De Campinas para Paris! Venancio Rodrigues, de 30 anos, é o único brasileiro na Orchestre National de France (Orquestra Nacional da França). Ao lado do grupo musical, ele tocou na abertura das Olimpíadas na última sexta-feira (26/7).
Nascido no interior de São Paulo, ele fazia parte da Orquestra Jovem do Estado quando ganhou uma bolsa de estudos na École Normale de Musique de Paris Alfred Cortot. Em 2020, conseguiu uma vaga no Conservatório Regional de Paris e, em 2024, o músico conseguiu adentrar a Orquestra.
Após tocar contrabaixo no evento de abertura, Venancio usou as redes sociais para publicar duas fotos e um vídeo do momento. O primeiro registro é uma selfie dele segurando o instrumento musical com a Torre Eiffel ao fundo, o segundo é um vídeo dele, já arrumado para a apresentação, com a torre brilhando; o último é uma imagem do instrumento em primeiro plano e o monumento lá atrás. “Que noite”, se limitou a dizer na legenda.
Veja registros:
Ver essa foto no Instagram
Os internautas brasileiros, muito emocionados com a conquista do campinense, lotaram a postagem de elogios. “É o primeiro ouro do Brasil, não tem jeito”, brincou uma. “O maior do Brasil tem nome! Parabéns”, escreveu outra. “Transcendeu!”, disse um terceiro.
Alguns dias antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos, Rodrigues já havia compartilhado imagens nas quais apareceu tocando ao lado da Orquestra Nacional da França na frente do Hôtel de Ville de Paris.
Veja:
Ver essa foto no Instagram
Fonte: Oficial