Um acordo entre BYD e Uber levará 100 mil veículos eletrificados para a plataforma de transporte por aplicativo em mercados estratégicos pelo mundo. A parceria terá início na Europa e na América Latina e prevê, posteriormente, a expansão para o Oriente Médio, Austrália e Nova Zelândia.
A ideia é oferecer aos motoristas preços e condições de financiamento especiais para a aquisição de veículos BYD que vão rodar na plataforma Uber. Apesar do acordo firmado, ainda não há um prazo concreto para atingir essa meta, nem a definição de quais veículos estão envolvidos no negócio.
As duas empresas informam ainda que vão colaborar no desenvolvimento de veículos autônomos da BYD a serem implantados na plataforma da Uber, embora sem dar mais detalhes a respeito dos modelos.
Acordo vantajoso
“A Uber e a BYD compartilham o compromisso de inovar em direção a um mundo mais limpo e mais verde, e estou animado para trabalharmos juntos em direção a esse futuro”, disse Wang Chuanfu, fundador e presidente do conselho de administração da BYD.
“Com o maior acordo global dessa natureza, estamos animados com os benefícios que essa parceria trará para motoristas, passageiros e cidades”, disse Dara Khosrowshahi, CEO da Uber.
“Quando um motorista da Uber faz a transição para um veículo elétrico, ele pode proporcionar até quatro vezes mais benefícios em termos de emissões em comparação a um motorista comum, simplesmente por estar na estrada por mais tempo. Muitos passageiros também nos dizem que a primeira experiência deles com um veículo elétrico acontece em uma viagem de Uber, e estamos empolgados em ajudar a demonstrar os benefícios dos veículos elétricos para mais pessoas ao redor do mundo.”
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.
Fonte: Oficial