São Paulo — A Polícia Militar (PM) faz um alerta para um novo golpe identificado em ocorrências: o do “falso integrante do PCC”. Assim como em outros estelionatos, os criminosos entram em contato por ligação ou mensagem. Em posse de dados pessoais da vítima, identificam-se como membros da facção criminosa e fazem ameaças em troca de Pix.
Segundo o capitão Vinicius Coelho, do 14° Batalhão de Osasco, na Grande São Paulo, os golpistas conseguem as informações nas redes sociais das próprias vítimas ou em sites que possuem cadastro de cartão de crédito — geralmente de empresas que realizam empréstimos ou financiamentos.
“Toda vez que você identificar uma conversa deste tipo, já no início, bloqueie este número e denuncie. Agora, se infelizmente você caiu nesse golpe, não esqueça de fazer o boletim de ocorrência na delegacia eletrônica”, recomenda o policial, em vídeo compartilhado nas redes sociais.
“Aconteceu comigo, mas não caí e bloqueei. Usam até pressão com alteração de voz e vídeo com arma”, escreveu um usuário. “Como eu tinha mudado de endereço, falaram o antigo, vieram com ‘historinha’, mas eu não caí”, comentou outro.
Fonte: Oficial