São Paulo — Um morador do bairro Jardim das Indústrias, em São José dos Campos, foi autuado na manhã de terça-feira (6/8) por maus-tratos a aves. A Polícia Ambiental descobriu a infração a partir de uma denúncia anônima.
No local, foram encontradas duas aves, cada uma delas em uma gaiola. Um dos animais era um periquito australiano, que é doméstico, e o outro um periquito tuim, silvestre. A ave ilegal estava com as penas das asas cortadas. O proprietário dos bichos confessou que não possuía autorização do órgão ambiental competente nem nota fiscal.
De acordo com nota divulgada pela Comunicação Social da PMESP, o homem disse ter encontrado a ave caída em uma estrada rural. Ele também falou que colocou o animal dentro de uma gaiola por causa dos gatos que ficam próximo da residência e que cortou as asas da ave para ela não fugir, seguindo orientações de terceiros.
A infração ambiental por praticar maus-tratos ao pássaro silvestre é de R$ 3 mil e a multa por mantê-la em cativeiro sem a autorização do órgão ambiental competente é de R$ 500.
O bicho está aos cuidados da Polícia Ambiental.
Fonte: Oficial