Um pacote de supostos dados vazados com informações do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de 39 milhões de brasileiros foi anunciado em um fórum on-line internacional. Gerido pela Caixa Econômica Federal, as informações teriam vazado na noite da última terça-feira, 6.
A publicação mostra que os arquivos contam com informações como telefones, números de documentos e endereços.
Em amostra entregue aos possíveis compradores, o usuário “Sorb” publicou, no BreachForums, dados referentes a julho de 2023. Isso indica a possível linha do tempo de quando o FGTS pode ter sofrido o vazamento ou o repositório acessado pelo usuário.
A postagem especifica que há cerca de 9 milhões de telefones únicos e documentos de mais de 10,6 milhões de brasileiros.
Os dados de brasileiros que podem ter sido vazados contam com informações como:
- nome completo;
- endereço residencial;
- número de telefone;
- Cadastro de Pessoas Físicas;
- data de nascimento;
- idade;
- identidade de registro;
- salários registrados; e
- dados da conta bancária (agência e conta).
Amostra de dados de FGTS disponível
O anúncio disponibiliza uma amostra dos dados oferecidos, com informações de seis pessoas do Estado de Alagoas. Algumas informações, como documentos, são omitidas, mas endereços estão acessíveis gratuitamente no fórum on-line.
O FGTS surgiu com o objetivo de blindar trabalhadores demitidos sem justa causa, com a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
No início de cada mês, empregadores depositam na Caixa Econômica Federal, em nome dos empregados, 8% do salário bruto de cada funcionário.
Caixa diz que não houve vazamento de dados
Depois do conhecimento sobre o vazamento dos dados no BreachForums, a Caixa informou, nesta quarta-feira, 7, que não houve vazamento de dados.
Em nota, o banco declarou que garante o “compromisso com a proteção dos dados de seus clientes e com o cumprimento dos preceitos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e demais normas relacionadas aos negócios”.
Leia mais:
Fonte: Oficial