Home Noticias Queda de avião em Vinhedo é o 5º acidente aéreo mais fatal...

Queda de avião em Vinhedo é o 5º acidente aéreo mais fatal do Brasil

4
0
Imagem colorida mostra destroços de avião que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo - Metrópoles

São Paulo– De acordo com informações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o Brasil teve em 2024 em média uma ocorrência de acidente aéreo a cada dois dias. Sendo que 27 foram fatais, ocasionando a morte de 49 pessoas.

Ao todo, sem contar com a queda do avião de Vinhedo, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (9/8), foram 108 acidentes neste ano.

Apesar disso, casos fatais, principalmente em voos comerciais, como o que aconteceu na cidade do interior paulista, com a morte de 61 pessoas, são considerados raros.

Abaixo listamos os acidentes aéreos em que mais pessoas morreram no Brasil:

1°) voo JJ 3054- TAM

No voo da TAM, companhia aérea incorporada pela LATAM Airlines, em 17 de julho de 2007 em São Paulo, a aeronave que transportava 187 pessoas atravessou a Avenida Washington Luís na capital paulista depois que não conseguiu pousar no Aeroporto de Congonhas, colidindo no prédio comercial da TAM Express. Ao todo, 199 pessoas morreram, sendo que 12 estavam no solo.

2°) Voo 1907- GOL

Em 2006, um avião da Gol caiu numa região de mata fechada em Mato Grosso depois de se chocar com um jato Legacy no ar.  O voo havia saído de Manaus com destino ao Rio de Janeiro e iria fazer uma escala em Brasília. Ao todo, 154 pessoas morreram. Já as 7 pessoas que estavam no jato sobreviveram depois que os pilotos da aeronave conseguiram pousar o avião na cidade de Serra do Cachimbo, no Pará.

3°) Voo 168- Vasp

Em 1982, um voo da Vasp, que saiu de São Paulo com destino a Fortaleza, caiu quando se chocou numa altitude de 1,9 mil pés com a Serra da Aratanha. A aeronave já estava em procedimento de pouso em direção ao aeroporto da capital cearense. 137 pessoas perderam a vida.

4°) Voo 402- TAM

Em 1996, um avião da fabricante Fokker caiu no bairro do Jabaquara, na capital paulista, dois minutos depois de decolar do aeroporto de Congonhas com destino ao Rio de Janeiro. Ao todo, 99 pessoas morreram, sendo 96 passageiros e outras três pessoas que estavam em terra.

As aeronaves da Fokker pararam de circular com o tempo após a falência da empresa. Foram registrados 62 acidentes com o mesmo modelo de avião que caiu em 1996. De acordo com a Anac, não existe mais autorização com validade no país para que esse avião voe no Brasil.

Fonte: Oficial