São Paulo — Um grupo de cinco amigos foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e pelo helicóptero Águia da Polícia Militar após entrar em uma trilha proibida em Paranapiacaba, em Santo André, na região metropolitana de São Paulo. Eles entraram no local na madrugada de domingo (18/8) e foram salvos na segunda-feira (19).
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública revelou que as vítimas, quatro mulheres e um homem, haviam combinado de se encontrar com outro grupo que já estava na mata, num trecho conhecido como Cachoeira da Fumaça, e acabaram se perdendo.
No início da tarde de segunda-feira, um dos integrantes do grupo conseguiu contato com a polícia . A equipe do Águia 4 e o 8º Grupamento de Bombeiros realizaram as buscas.
Veja vídeo e imagens do resgate:
Bombeiros e Águia socorrem vítimas perdidas em trilha em Paranapiacaba/SP
Confira: https://t.co/0nETeyD4RS pic.twitter.com/vclSubmSQT— Polícia Militar do Estado de São Paulo (@PMESP) August 19, 2024
Segundo a Polícia Militar do Estado de São Paulo, quatro vítimas do grupo estavam na região da mata, longe da trilha, e a quinta pessoa estava na região das quedas d’água, sendo necessária a utilização do guincho elétrico para seu resgate. O helicóptero da PM ajudou na remoção de uma das vítimas, que estava debilitada, devido à fome e ao frio.
“Era uma área muito restrita, com mata, cachoeira e pedras muito lisas, porém conseguimos remover a vítima com segurança. Foi uma sensação gratificante poder ajudar essa mulher”, disse o cabo Néris, do Comando de Aviação da Polícia Militar (CavPM).
Uma das bombeiras que participou do resgate, Carolina Cardoso, ressaltou que é proibido fazer trilhas na Cachoeira da Fumaça. “Lá é conhecido por ter vários precipícios, e ser de difícil acesso. As pessoas podem se perder facilmente”, explicou.
Todas os integrantes do grupo foram socorridos e conduzidos ao ponto de apoio.
Fonte: Oficial