São Paulo — Dona Noêmia, de 73 anos, estava morando na calçada por conta da quantidade de lixo que havia em sua residência. Ellen Milgrau, idealizadora do projeto Faxina Milgrau, reformou a casa inteira da mulher e a entregou renovada. Mas não, é claro, sem passar por pelo menos alguns perrengues.
Convidado para acompanhar o último dia de obras e a entrega final da casa, o Metrópoles conversou com a influenciadora e modelo, que recebeu a reportagem = com tinta no rosto. A história de Noêmia e Ellen se cruzaram quando as vizinhas mandaram mensagem para a influenciadora pedindo ajuda, “Só que não imaginei que era tão grave”, admitiu.
A história da mulher era, desde o começo, delicada. A influencer paulistana relatou que a dona da casa e o irmão dela estavam dormindo na calçada e que o irmão faleceu de pneumonia. “Ela, na minha concepção, podia ser a próxima”, disse Ellen, acrescentando que não havia como Noêmia entrar na casa de tanto lixo que havia no local.
Na região de Guaianazes, na Zona Leste de São Paulo, a modelo encontrou, até então, a maior faxina do projeto. “O terreno aqui é muito grande e a gente teve que construir outra casa, então, sim, é o maior caso”, disse.
Além de ser o maior, este também é o primeiro caso em que Ellen e sua equipe passaram por intercorrências durante o período da faxina.
Quando o Metrópoles chegou no local, havia uma viatura de polícia na porta da casa. Ao entrarmos, foi relatada uma briga entre a equipe e alguns vizinhos de Noêmia. O desentendimento, como foi relatado no Instagram de Ellen, foi sobre as galinhas da proprietária, que estavam “hospedadas” na casa de uma vizinha.
É claro que essa não foi a primeira “surpresa” que a equipe encontrou. “O lixo estava ultrapassando a casa”, revelou a idealizadora do projeto, que afirmou que foram retiradas mais de 150 toneladas de lixo.
De acordo com a própria Ellen, a dona da casa não estava aceitando ajuda de ninguém. Tanto a prefeitura quanto assistentes sociais já haviam tentado tirá-la da situação em que se encontrava, mas sem sucesso. “Ela sentiu uma super confiança em mim, por algum motivo”, contou.
Antes de Noêmia ver a casa reformada, a expectativa já era alta. “Ela está louca para voltar, mas a gente está sempre tranquilizando ela, mostrando vídeo de como está ficando e ela está super feliz”, garantiu a mente por trás do Faxina Milgrau.
Veja o antes e depois:
Quem é Ellen Milgrau, idealizadora do projeto Faxina Milgrau
Ellen Milgrau é uma modelo de São Paulo que, no final da pandemia, idealizou o projeto chamado Faxina Milgrau, onde ajuda pessoas que, por causa de problemas mentais, não conseguem mais limpar suas casas.
Tudo começou quando um amigo pessoal da influenciadora, que estava com depressão profunda, deixou ela limpar seu apartamento. Num estalo, Ellen decidiu gravar a faxina e postar no TikTok. O vídeo viralizou e, daí, nasceu o projeto.
“Eu tenho vontade de abraçar a dor dessas pessoas e isso me completa, me faz bem. O projeto surgiu daí, ajudando um amigo e passando para frente”, contou para o Metrópoles ao revelar que também tem quadro de depressão, bipolaridade e ansiedade há uma década.
Com carreira de modelo, ela reconhece que o Faxina Milgrau mudou sua vida da água para o vinho. “Eu sou modelo há muito tempo, então eu estive em lugares de muito privilégio, com muitas pessoas famosas, muitos contatos mesmo, então, eu estava em uma época em que eu estava até meio deslumbrada. Esse mundo da moda te tira um pouco do chão, então, voltar e ter uma certa empatia pelas pessoas e por essa dor mudou a minha perspectiva de vida, minha forma de enxergar o próximo e de me colocar no lugar das outras pessoas”, contou. Bem-humorada, a influenciadora riu ao ser questionada se mantém a faxina de sua casa impecável também.
Fonte: Oficial