São Paulo — Em julho de 2024, a morte de ciclistas no trânsito no estado de São Paulo aumentou 137,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, passando de 16 a 38 óbitos em números inteiros. Na capital paulista, ainda considerando o mês de julho, o aumento foi de 200%, uma vez que duas pessoas que usavam bicicletas para se locomover morreram no trânsito naquele mês em 2023, enquanto seis ciclistas foram mortos no mesmo mês de 2024.
Os dados foram divulgados nessa quarta-feira (21/8) pelo Infosiga, o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo.
Já considerando todo o período entre janeiro e julho deste ano, houve um aumento de 32,5% de mortes de ciclistas no estado em relação ao mesmo período de 2023, uma vez que 257 pessoas morreram no acumulado deste ano comparado a 194 no ano passado. Na capital paulista, considerando o mesmo período, o aumento foi de 75%, tendo o número de óbitos passado de 16 para 28.
O Infosiga considera a morte de quatro grupos: ciclistas, pedestres, motociclistas e ocupantes de automóveis. Em relação aos pedestres, nos primeiros sete meses de 2024, no estado, os óbitos aumentaram 21,9% em relação ao mesmo período de 2023, passando de 680 para 829 mortes. Na cidade de São Paulo, o crescimento é ainda maior, de 29,8%, já que 226 pedestres morreram neste ano em comparação com 174 no mesmo período do ano passado.
Olhando somente para julho de 2024, 129 pessoas morreram no estado de São Paulo no mês de 2024 contra 95 no mesmo mês de 2023, gerando um crescimento de 35,8%. Na capital, houve um aumento de 24 para 34 mortes, ou seja, 41,6%.
Conscientização
Nesta quinta-feira (22), o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) iniciou uma campanha com o objetivo de reduzir o número de atropelamentos e incentivar o conhecimento sobre práticas de segurança e civilidade no trânsito.
São cerca de 70 ações em avenidas paulistas, para conscientizar passageiros, transeuntes e motoristas para a importância da preservação da vida no trânsito. Só na capital, a campanha considerou três vias diferentes, escolhidas pelos riscos que representam para quem anda a pé:
- Avenida Cruzeiro do Sul, 3173 (zona norte): das 7h às 11h
- Avenida Paulista x Avenida Brigadeiro Luís Antônio: das 11h às 15h
- Praça Silva Teles x Avenida Marechal Tito (zona leste): das 13h às 17h
Outros dados
Considerando o total de óbitos no trânsito de forma geral, de janeiro a julho de 2024, 3.554 pessoas morreram no estado de São Paulo contra 2.887 no mesmo período do ano passado, gerando um aumento de 23,1%. Entre as mortes, a maioria era motociclista, um grupo de 1.487 pessoas ou 41,8% do total.
Nos primeiros sete meses deste ano, a morte de motociclistas no estado variou 26% em relação ao mesmo período de 2023, passando de 1.180 para 1.487. Na capital, esse aumento foi de 33,8%, passando de 207 para 277 vítimas.
Já a morte de ocupantes de veículos cresceu 15,7%, passando de 677 para 772 óbitos de janeiro a julho. Na cidade de São Paulo, houve diminuição, no entanto, de 3,1%, tendo o número de vítimas passado de 64 para 62.
Fonte: Oficial