São Paulo — Nascida em São Paulo, Giovanna Boscolo, de 22 anos, é um das esperanças de medalha para o Brasil nas Paralimpíadas que começam na próxima quarta-feira (26/8), em Paris. Antes da carreira como paratleta, ela se destacou por atuar como Michelle na telenovela Chiquititas.
Sua jornada no esporte começou quando tinha 11 anos. Giovanna era atleta de ginástica aeróbica mas, após várias lesões, um exame a diagnosticou com Ataxia de Friedreich, uma doença neurodegenerativa rara que afeta o equilíbrio e a coordenação.
O diagnóstico impediu a realização de atividades físicas de longa duração, porém despertou em Giovanna a vontade de cursar biomedicina.
Em 2021, a atleta começou um estágio na área da ciência do esporte, no Centro de Treinamento Paralímpico, localizado no Jabaquara, zona sul de São Paulo. Ao ter contato com as instalações, Giovanna decidiu voltar para o esporte e começou no atletismo em outubro de 2023.
Hoje ela é atleta das provas de arremessos de club, uma modalidade adaptada, e de peso. O club é um instrumento semelhante aos bastões utilizados na ginástica rítmica e, no arremesso, o paratleta deve ficar sentado uma cadeira com altura máxima de 75 centímetros.
Apesar de não estar na modalidade a nem um ano, Giovanna já conquistou um bronze no levantamento de club no Mundial de Kobe 2024; ouro e recorde americano no lançamento de club, e quarta posição no arremesso de peso, no Grand Prix de Dubai 2024, além de uma prata no lançamento de club e no arremesso de peso no Open Internacional de atletismo 2024.
Fonte: Oficial