Home Noticias Museu das Favelas vai mudar de sede. Confira novo endereço

Museu das Favelas vai mudar de sede. Confira novo endereço

3
0
imagem colorida mostra palácio no centro de sp

São Paulo – Os visitantes que gostam de passear pelas exposições do Museu das Favelas no Palácio dos Campos Elíseos, no centro de São Paulo, têm só até este fim de semana para curtir o espaço cultural dentro do prédio histórico.

Nesta sexta-feira (23/8), o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou que o museu será transferido para outro endereço: a sede da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, hoje localizada no Largo do Pateo do Collegio, também na região central.

Por causa da mudança, o museu ficará fechado a partir da próxima segunda-feira (26/8) e será reaberto ao público já no novo local, em novembro. O último fim de semana da instituição no Palácio terá uma programação diversificada.

No sábado (24/8), o evento “Dia de Corre” promove um encontro de empreendedores periféricos, com a participação de convidados como a empresária Eliane Dias (Boogie Week e Racionais MC’s) e a artista Jup do Bairro. No domingo (25/8), o museu recebe o Fórum Estadual de Mulheres no Hip Hop, com oficinas culturais, rodas de conversa, feira com empreendedores, exposições, pocket shows e uma cerimônia de homenagem às mulheres do Hip Hop.

A organização social Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), que é responsável pela gestão do museu, afirma que a mudança atenderá ao projeto para a nova sede administrativa do governo na região central.

“A mudança estratégica para um espaço de grande circulação e oferta de equipamentos culturais e turísticos busca fortalecer a promoção e preservação do patrimônio cultural das favelas e atender ao Projeto do Centro Administrativo do Governo, com a transferência de órgãos estaduais para a região do Campos Elíseos”, diz a nota da organização.

Segundo o governo estadual, o Palácio dos Campos Elíseos será ocupado pela Secretaria da Justiça e Cidadania. A mudança da pasta começará em setembro e será realizada em duas etapas.

“Na primeira, serão transferidos o gabinete do secretário da Justiça, Fábio Prieto, e as áreas técnicas. Na segunda etapa, que envolverá a área administrativa da Pasta e outras repartições, a mudança será concluída até o final do primeiro trimestre de 2025”, afirma a secretaria em nota.

O Palácio dos Campos Elíseos foi projetado pelo arquiteto alemão Matheus Häusler para ser a moradia da família do cafeicultor Elias Antônio Pacheco e Chaves, no século XIX. As obras do edifício, que conta com aproximadamente 4.000 m², foram terminadas em 1899.

Anos depois, o palácio se tornaria sede dos governadores de São Paulo. Com a ida do governo para o Palácio dos Bandeirantes no Morumbi, zona sudoeste da cidade, o espaço passou a receber diferentes secretarias e órgãos do governo. Entre 2017 e 2019, o lugar foi sede do Centro de Referência em Inovação do SEBRAE. Em 2022, o Museu das Favelas ocupou o Palácio.

Fonte: Oficial