São Paulo — O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou neste sábado (24/8) que as Forças Armadas também estão presentes no combate aos focos de incêndio que têm atingido grandes áreas em diferentes cidades do interior paulista. Segundo o governador, também estão sendo contratados aviões para pulverizar água sobre as áreas mais críticas.
“Corpo de Bombeiros está integralmente empenhado. Estamos tendo a contratação de aviões para fazer a pulverização de água, que estão se somando às nossas equipes de aeronaves dos bombeiros, dos helicópteros Águia e com reforço importante das Forças Armadas”, afirmou Tarcísio.
Segundo a Defesa Civil, 36 cidades estavam em alerta máximo para queimadas na tarde deste sábado (24/8) e 17 enfrentavam focos ativos de incêndio.
“Exército, Marinha e Aeronáutica também estão entrando nesse trabalho, de maneira que a gente possa conter esses incêndios principalmente naquelas regiões que são mais críticas”, disse o governador.
Segundo Tarcísio, há uma união de esforços no enfrentamento aos focos de incêndio, contando com o apoio também da União das Indústrias da Cana-de-Açúcar (Unica). “Eles estão mobilizando mais de 1.000 caminhões-pipa e quase 10 mil brigadistas, espalhados por todo o estado, fazendo esse combate”, disse.
O governador disse também que é preciso muito cuidado com regiões onde o incêndio pode alcançar casas e indústrias, por isso é necessário fazer o possível para preservar a integridade física das pessoas.
“Nunca é demais lembrar que a gente precisa ter o máximo de cautela. O esforço tem que ser conjunto para evitar a propagação. Nós temos uma combinação de fatores como altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e ventos fortes. Tudo que é propício para ter ignição e espalhamento desses focos”, disse.
Tarcísio também ressaltou que é importante evitar lançar bitucas de cigarro, soltar balão e até mesmo realizar festas e fogueiras que possam provocar incêndios.
Segundo o governador, a situação está ficando sob controle. “A maioria dos focos está sendo extinta e vai haver um empenho muito grande de toda essa coordenação para que a gente possa eliminá-los”, disse.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente entre quinta (22/8) e sexta-feira (23/8), 2.316 focos de fogo foram contabilizados no estado, número quase sete vezes maior ao registrado em todo o mês de agosto do ano passado, quando foram contabilizados 352 incidentes.
Fonte: Oficial