São Paulo — Uma plantação de alface amanheceu congelada (veja vídeo abaixo) nessa terça-feira (27/8) no distrito de Engenheiro Marsilac, na zona sul de São Paulo, após a região de Parelheiros registrar temperatura mínima de -1,7ºC pela manhã.
A dona da propriedade e agricultora Ana Rita Freitas Santos afirmou ao Metrópoles que todos os 400 pés de alface terão que ser cortados, além de 800 plantações de bananas.
“É muito triste, porque foram três perdas consecutivas. De três em três anos isso está acontecendo”, disse Ana Santos. “Só que dessa vez foi pior. A geada foi muito mais forte. Nunca pensei ter uma geada como essa aqui em São Paulo.”
Ana, que cuida da plantação junto ao esposo Jaime Vieira, não soube estimar o prejuízo em valores, mas afirmou que a perda foi muito grande.
“Eu estou na cidade [de São Paulo], eu saí do sítio ontem muito nervosa e chateada e não quis nem olhar pra trás”, afirmou a agricultora, que tem um feira de orgânicos no bairro de Moema, também na zona sul de São Paulo.
A horta de Ana é uma das contempladas do projeto Ligue os Pontos, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), que ten como objetivo conectar os produtores de alimentos da agricultura familiar na zona sul da cidade aos potenciais consumidores.
Inicialmente, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, a marca era a menor do ano, pois superava a menor mínima absoluta registrada em 13 de agosto também em Parelheiros, de 1ºC. No entanto, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (28/8), a menor temperatura registrada em 2024 foi no dia 30 de julho, também em Parelheiros, quando o termômetro marcou -3°C.
A capital paulista também registrou nessa terça-feira (27) a menor mínima média do ano, de 4,7°C.
Previsão dos próximos dias
Esta quarta-feira (28) amanheceu com céu encoberto e frio intenso na capital paulista. Apesar da nebulosidade, o sol favorece a elevação das temperaturas e ameniza a sensação de frio. A máxima pode chegar aos 21°C durante a tarde.
No entanto, a Defesa Civil Municipal mantém o estado de alerta para baixas temperaturas desde a sexta-feira (23/8).
Segundo o CGE, o volume total de precipitação desde o início de agosto até esta quarta é de 42,5mm, o que equivale a 42,6% acima da média esperada para agosto, que é de 29,8mm.
O ar frio de origem polar aos poucos deve perder força a partir de quinta-feira (29), quando as temperaturas passam a se elevar gradativamente, principalmente durante as tardes. A madrugada deve ter termômetros por volta dos 12°C, céu com poucas nuvens e predomínio de sol desde o amanhecer. A temperatura máxima deve atingir os 25°C.
O final de semana promete ser de tempo aberto, com sol e sem previsão de chuva. Por conta disso, os índices de umidade do ar voltam a declinar na próxima semana.
Fonte: Oficial