São Paulo — O apagão que afetou cerca de 942 mil imóveis em São Paulo e na Grande São Paulo no fim da tarde desse sábado (31/8) foi causado pela queda de uma pipa em uma subestação de energia elétrica. O objeto provocou um curto-circuito segundo nota enviada nesta segunda-feira (2/9) pela Eletrobras.
Às 17h30 de sábado, conforme mostra o vídeo abaixo, a pipa atinge o primeiro barramento da subestação. O curto-circuito gera o acionamento dos sistemas de proteção que impedem danos maiores aos equipamentos e desligam o primeiro barramento.
Veja:
Doze segundos depois, como mostra o vídeo, uma rabiola construída com linha metálica, contendo alumínio em sua composição, atinge o segundo barramento e causa um novo curto-circuito.
O acionamento de equipamentos de proteção leva ao desligamento total da subestação, composta por dois barramentos.
De acordo com a Enel, só na capital paulista, foram 650 mil ligações impactadas. O número representa 8% de todos os clientes que a concessionária tem na cidade. As zonas leste e norte foram as mais atingidas.
Já a EDP, concessionária de distribuição de energia da cidade de Guarulhos, afirmou que cerca de 292 mil clientes também foram afetados, o que corresponde a cerca de 13,5% dos locais abastecidos pela companhia.
De acordo com a Eletrobras, somente no ano de 2023 foram registrados cinco incidentes em subestações provocados por pipas. “Soltar pipas ou balões e fazer queimadas em locais próximos a linhas de transmissão é um risco de vida para as pessoas e também um risco para o funcionamento da rede elétrica”, diz nota da empresa do setor elétrico enviada ao Metrópoles.
Fonte: Oficial