São Paulo – A NFL, liga profissional de futebol americano, vai liberar a entrada de água e alimentos no primeiro jogo oficial da liga no Brasil após notificação do Procon-SP. Anteriormente, alimentos e bebidas estavam na lista de itens proibidos no acesso à partida, que acontece nessa sexta-feira (6/9) na Neo Química Arena, na zona leste de São Paulo.
Segundo o Procon, a proibição de alimentos e bebidas em eventos do tipo viola o Código de Defesa do Consumidor. De acordo com a entidade, a legislação garante ao torcedor o direito de levar sua água e seu alimento, não sendo obrigado a comprar os itens no local.
Com a liberação, garrafas de água deverão estar destampadas. Já os alimentos serão aprovados caso a caso, definiu o Procon. Além disso, haverá bebedouros em alguns setores do estádio e venda de bebidas.
Equipes de fiscalização
O órgão de defesa do consumidor enviará cinco equipes de fiscais para verificar o cumprimento da legislação. Em caso de problemas relacionados ao evento, moradores do estado de São Paulo podem registrar reclamações no site do Procon-SP.
O evento na Neo Química Arena terá chapelaria gratuita para itens proibidos por questões de segurança. Os portões devem ser abertos quatro horas antes do horário da partida, que acontece às 21h15.
A NFL informou ao Procon-SP que implementará o Protocolo Não se Cale, com o objetivo de coibir casos de assédio. Dentre as diversas medidas, uma equipe de 19 médicos e 90 brigadistas deve estar à disposição dos mais de 40 mil torcedores.
A liga ainda revelou que monitora sites irregulares de venda de ingressos e terá equipes nos portões para proibir cambistas. Conforme o site do evento, os ingressos só devem ser adquiridos através de fontes autorizadas.
Primeiro jogo da NFL no hemisfério sul
Esta será a primeira vez que a NFL jogará uma partida no hemisfério sul. Os 42 mil ingressos disponibilizados para o jogo entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers esgotaram em menos de uma hora e meia.
A estimativa é que o evento adicione US$ 60 milhões (R$ 337 milhões) à economia de São Paulo em apenas uma semana.
Além dos 10 mil estrangeiros esperados, entre eles 7 mil estadunidenses, só a equipe da NFL deve trazer mil pessoas para a cidade, entre jogadores, funcionários, dirigentes, executivos e patrocinadores. Esse total é capaz de ocupar toda a capacidade de nove dos principais hotéis de luxo da capital paulista.
Fonte: Oficial