São Paulo — O Governo de São Paulo investiu R$65 milhões para realizar limpeza de margens e resfriamento do asfalto para ajudar a prevenir incêndios nas beiras das estradas.
Remover a massa seca de perto das rodovias é fundamental para evitar que os incêndios de grande proporção aconteçam em áreas verdes afetadas pela estiagem. “Isso ajuda muito a não propagar os incêndios”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.
Além disso, as equipes do DER estão realizando, periodicamente, a abertura e manutenção das faixas ao longo de divisas, cercas e áreas de mata em pontos de maior risco. O resfriamento do asfalto serve para que a umidade dificulte a ocorrência do fogo.
“Essa ação de molhar as vias e as beiras das rodovias é importante porque muitos incêndios têm início no entorno de estradas, por negligência, muitas vezes de pessoas que jogam bituca de cigarro”, disse o coordenador da Defesa Civil de São Paulo, o coronel PM Henguel Ricardo Pereira.
Focos ativos de incêndios
Nesta quinta-feira (5/9) 16 focos ativos de incêndio foram registrados no estado de SP. As cidades atingidas são: Bom Jesus dos Perdões, Braúna, Dois Córregos, Garça, Ilha Solteira, Luís Antônio, Mairiporã, Mauá, Monte Alegre do Sul, Pedregulho, Piracicaba, Pompéia, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Simão e Valinhos. A informação foi divulgada pela Defesa Civil.
Ao todo, 48 municípios seguem em alerta máximo para queimadas. O governo de São Paulo mantém o gabinete de crise e monitora a situação dos incêndios.
Fonte: Oficial