São Paulo — A rejeição do eleitorado paulistano ao influenciador Pablo Marçal (PRTB) na disputa à Prefeitura da capital foi a que mais cresceu em um intervalo de duas semanas, de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (5/9).
Segundo o instituto, Marçal lidera a rejeição entre os entrevistados, com 38% dos eleitores dizendo que não votariam nele de forma alguma. No último levantamento, feito há 14 dias, o influenciador e candidato do PRTB apresentava 34% de rejeição. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Com o aumento da taxa de rejeição, Marçal ultrapassa numericamente o deputado Guilherme Boulos (PSol), que é rejeitado por 37% do eleitorado e vinha liderando este quesito nas últimas pesquisas. Boulos manteve o mesmo número apresentado no Datafolha anterior.
Marçal é rejeitado por 41% dos eleitores homens e 39% entre o eleitorado feminino. Ele também possui rejeição maior entre aqueles que têm ensino superior, de 52%.
A rejeição de Boulos é maior entre os homens (44%) do que entre as mulheres (31%). O psolista também é mais rejeitado entre aqueles que completaram o ensino médio (39%) e o ensino superior (38%).
Rejeição a Nunes cai
O apresentador José Luiz Datena (PSDB), assim como há duas semanas, empata tecnicamente na rejeição junto de Marçal e Boulos. Da mesma forma que o candidato do PSol, o tucano também manteve o mesmo percentual (32%) do levantamento anterior.
Já o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que está tecnicamente empatado com Boulos e Marçal na liderança do Datafolha à Prefeitura, viu sua rejeição cair quatro pontos no Datafolha: de 25% ele saiu para 21%. A queda coincide com o período de início da propaganda eleitoral no rádio e na TV, onde Nunes domina a maior parte do tempo disponível na telona.
Confira a rejeição dos candidatos, segundo o Datafolha:
- Pablo Marçal (PRTB): 38%
- Guilherme Boulos (PSol): 37%
- José Luiz Datena (PSDB): 32%
- Ricardo Nunes (MDB): 21%
- Tabata Amaral (PSB): 17%
- João Pimenta (PCO): 17%
- Bebeto Haddad (DC): 16%
- Altino Prazeres (PSTU): 14%
- Marina Helena (Novo): 13%
- Ricardo Senese (UP): 10%
- Rejeita todos: 2%
- Não rejeita nenhum: 1%
- Não sabe: 4%
O Datafolha entrevistou 1.204 eleitores presencialmente entre os dias 3 e 5 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o Protocolo SP-03608/2024.
Fonte: Oficial