A Volvo anunciou, nesta quarta-feira, 5, que desistiu da ideia de concentrar 100% das suas vendas em carros elétricos até 2030. Segundo comunicado da montadora, o objetivo agora é chegar a 90% da frota eletrificada até o fim da década.
De origem sueca e, agora, pertencente ao grupo chinês Geely Automobile Holdings, a empresa disse em 2021 que planejava vender apenas carros totalmente elétricos e eliminar os carros com motores de combustão interna, incluindo híbridos.
Em nota, a empresa justificou o novo posicionamento. Alegou haver uma alteração no cenário. “Embora sigamos como líderes do setor em eletrificação, decidimos ajustar nossas ambições devido às mudanças nas condições de mercado e nas demandas dos clientes”, informou.
Volvo reclama de ações governamentais
A marca sustenta ter dificuldades com a demora de ações governamentais que possibilitem a transição para os automóveis elétricos.
Conforme a montadora, “houve uma implementação mais lenta do que o esperado da infraestrutura de carregamento, retirada de incentivos governamentais em alguns mercados e incertezas adicionais, criadas por tarifas recentes sobre veículos elétricos (EVs) em vários mercados”.
O novo discurso adotado pela companhia aponta para um “objetivo de longo prazo”. A empresa espera por condições que permitam o cumprimento de seus planos dentro de uma margem de segurança.
O anúncio da Volvo Car ocorre poucos dias depois de a rival Volkswagen dizer que precisa fechar fábricas na Alemanha. A necessidade é em razão do corte de custos, em meio à forte competição e à desaceleração do mercado de veículos elétricos.
“É claro que a transição para a eletrificação não será linear, e os clientes e mercados a estão adotando em velocidades diferentes”, disse o diretor-presidente da Volvo Car, Jim Rowan.
A Volvo Car vende cinco modelos totalmente elétricos em seu portfólio — o EX40, o EC40, o EX30, o EM90 e o EX90. Outros cinco estão em desenvolvimento. Vídeo na conta da empresa no Instagram destaca o trabalho de desenvolvimento, investigação, engenharia, testes e captura de dados para lançar o novo EX90. O modelo é 100% elétrico e foi concebido como o automóvel mais seguro na história da marca.
Empresa reavalia metas de redução de CO2
O grupo disse que seu objetivo no longo prazo continua sendo se tornar uma empresa de carros totalmente elétricos. A meta é alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2040.
No entanto, a Volvo reduziu suas metas de redução de CO2 no curto prazo. Agora, a marca objetiva uma redução de 30% a 35% nas emissões por carro em 2025, em comparação com 2018.
O número é menor que a meta anterior, de 40%. Enquanto isso, as emissões em 2030 devem cair entre 65% e 75%, em comparação a 2018.
Veja também:
Fonte: Oficial