São Paulo — Um helicóptero do Corpo de Bombeiros está sendo utilizado no combate a um novo foco de incêndio verificado na manhã deste domingo (8/9) no Parque Estadual da Cantareira, na altura de Mairiporã, na região metropolitana de São Paulo.
O gabinete de crise do governo estadual, instalado no último dia 23/8, monitora a situação e as ações de combate ao incêndio. Até o início da tarde deste domingo, a ocorrência ainda estava em andamento.
Veja:
Além de Mairiporã, outras cinco cidades têm focos de incêndio ativos neste domingo, segundo informações da Defesa Civil (veja lista abaixo).
Com as temperaturas podendo chegar a 39ºC e a umidade relativa do ar (URA) a 15% em algumas regiões, a Defesa Civil renovou o alerta de risco elevado de incêndios para todo o estado de São Paulo até a próxima terça-feira (10/9).
Na última quinta-feira (5/9), R$ 5,9 milhões foram liberados pelo governo para a contratação de serviços para monitorar e combater incêndios florestais com aeronaves. A decisão aconteceu após o fechamento da 81ª unidade de conservação em São Paulo.
A previsão de tempo seco, ventos e altas temperaturas deve aumentar o risco para queimadas no estado. Os recursos foram destinados com a intenção de ajudar as equipes que enfrentarão as chamas.
Focos de incêndio ativos neste domingo (8/9):
- Região de Araraquara: Rincão
- Região de Bauru: Dois Córregos
- Região de Araçatuba: Santo Antônio do Aracanguá e General Salgado
- Região de Franca: Pedregulho
- Região de Guarulhos: Mairiporã
Fonte: Oficial