Especialista em automação, a ABB apresentou ao público o novo robô eMine Robot Automated Connection Device (ACD), ou Robot ACD, criado para automatizar a recarga de caminhões movidos a bateria em sítios de mineração.
O novo robô industrial foi projetado para conectar de forma automatizada o carregador eMine FastCharge, da ABB, a conectores de baterias de caminhões de minério, evitando que pessoas façam o processo sob risco.
O Robot ACD foi projetado para condições adversas de sítios de mineração, como a exposição a temperaturas extremas, lama, poeira, riscos mecânicos e químicos. O projeto também visa melhorar a eficiência das operações.
A nova criação da empresa foi apresentada na feira MINExpo 2024, encerrada no último dia 26, na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, em estande da fabricante japonesa de equipamentos pesados Komatsu, parceira no desenvolvimento do robô, junto com as mineradoras Boliden, mineradora especializada na extração e fundição de cobre, zinco e outros metais, e BHP, mineradora e petrolífera anglo-australiana multinacional.
Compatibilidade com outros modelos
Segundo a ABB, o novo robô foi projetado para ter interoperabilidade com caminhões elétricos de todos os modelos, sendo ainda compatível com conectores, interfaces e carregadores hoje disponíveis no mercado.
“O fato de tecnologias robóticas poderem ser incorporadas nas extrações mais avançadas é um marco na trajetória da ABB no segmento de robótica, no qual atua há mais de 50 anos”, afirmou, no comunicado, Max Luedtke, diretor global para negócios em mineração da ABB Indústrias de Processos.
O modelo apresentado ainda é um protótipo, e, até o fim de 2024, novas versões, mais aprimoradas, devem surgir. Os testes serão realizados na mina de cobre Aitik, no norte da Suécia, operada pela Boliden.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.
Fonte: Oficial