Home Noticias Ação humana causou 99,9% dos incêndios em SP, diz Defesa Civil

Ação humana causou 99,9% dos incêndios em SP, diz Defesa Civil

2
0
Imagem colorida de incêndio cercando rodovia no interior de São Paulo. Metrópoles

São Paulo — Secretário nacional de proteção e da Defesa Civil, Wolnei Wolff afirmou, em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (26/8), que 99,99% dos incêndios enfrentados pela estado de São Paulo nesse fim de semana foram causados pela ação humana. O secretário disse, ainda, que os incêndios “possivelmente criminosos” serão apurados pela Polícia Federal.

Além do secretário, o representante do Departamento de Controle do Desmatamento e Queimadas do Ministério do Meio Ambiente, Raoni Rajão, definiu a situação como “bem anômala” e apontou que, apesar das investigações ainda não cravarem uma ação coordenada, o surgimento simultâneo dos focos de incêndio causaram estranhamento.

Tanto Wolff como Rajão disseram que a quantidade de incêndios registrados no fim de semana pegou as autoridades de surpresa. Eles reforçaram que não houve eventos específicos que justificariam o início do fogo, como raio e acidentes envolvendo rede elétrica. Rajão chegou, inclusive, a mencionar que o uso de fogo em áreas de canaviais não faria muito sentido “porque, além de ser uma prática proibida no estado nesse período de estiagem, a ação prejudicaria o produtor”.

Wolff ressaltou que o vento forte que atingiu o interior do estado durante o período ajudou a alastrar o fogo e piorou a situação.

A PF investiga as causas dos incêndios e já abriu 31 inquéritos em âmbito nacional, sendo dois deles em São Paulo.

Causas dos incêndios

Segundo Tarcísio, são três os fatores que levaram aos incêndios que deixaram 48 cidades em alerta máximo e o estado em situação de emergência. O primeiro, são as condições climáticas. “Ventos fortes, baixíssima umidade relativa do ar, estiagem prolongada e muito calor. Então, qualquer coisa gerava uma ignição. Qualquer coisa, um caco de vidro, um alumínio que pode provocar ignição e começar esses incêndios”, disse.

Na manhã desta segunda-feira, o governador também mencionou os incêndios criminosos — três suspeitos foram presos em flagrante até o momento, um em São José do Rio Preto, outro em Batatais e o terceiro em Porto Ferreira. “Vamos aprofundar as investigações para identificar a motivação”, afirmou Tarcísio. No entanto, o governador não acredita haver uma ação coordenada.

O homem preso em Batatais é integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC) e chegou a gravar vídeo comemorando a ação criminosa, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Fonte: Oficial