São Paulo — O candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) é alvo de uma ação por danos morais movida por um advogado que o acusa de filiá-lo ao partido sem sua autorização. Julio Cesar Caires Filho pede uma indenização de R$ 20 mil.
O advogado, que é filiado ao PP, afirma ter sido surpreendido, em junho deste ano, por uma intimação da Justiça Eleitoral sobre dupla filiação. Caires Filho afirma que Marçal teria pegado seus dados em 2022, durante um evento de filiação ao Pros, partido do influencer na época.
Em 2024, após migrar para o PRTB, Marçal teria usado os dados para filiar o advogado ao partido. Segundo Caires Filho, essa foi uma manobra do influencer para lhe trazer prejuízos reais, impedindo uma eventual candidatura.
“Não podemos qualificar a situação como mero aborrecimento, que deve ser suportado por qualquer homem médio que vive na sociedade, vez que o prejuízo que poderia causar ao autor é real. Não estamos falando de um simples equívoco e sim de um ato que tinha a única intenção de trazer prejuízo ao requerente”, afirma a ação movida pela advogada Gercilene dos Santos Venancio, que representa Caires Filho.
“O réu vai tentar alegar que não tem conhecimento nem responsabilidade sobre o fato em questão, que nunca teria orientado a nenhum de seus colaboradores para fazer afiliação do autor no PRTB, contudo, isso não é verdade”, acrescenta.
Segundo a ação, a dupla filiação teria provocado “danos significativos” à reputação de Caires Filho, que teve que prestar explicações a seu atual partido, o PP, e à Justiça Eleitoral.
Caires Filho teria tentado resolver a situação “de forma amigável”, contactando a equipe de Marçal e pedindo uma retratação formal, que não ocorreu. Sem resposta, ele afirma que a única opção foi buscar uma reparação judicial.
Questionada pelo Metrópoles, a assessoria de Pablo Marçal não se manifestou até o momento da publicação desta reportagem.
Fonte: Oficial