O Aeromóvel de Guarulhos, que vai ligar a linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aos terminais de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana paulista, iniciou operação com passageiros convidados na quarta-feira (3/12).
Os passageiros convidados, no primeiro momento, são funcionários do próprio aeroporto. Desde o dia 1º de outubro, o sistema já estava em operação simulada sem passageiros, em regime parcial de oito horas diárias, segundo o Consórcio AeroGru, responsável pela obra.
3 imagensFechar modal.1 de 3
Técnicos vistoriam aeromóvel que ligará estação Aeroporto-Guarulhos da CPTM ao Aeroporto Internacional de SP
Divulgação/Ministério de Portos e Aeroportos2 de 3
Aeromóvel que ligará estação Aeroporto-Guarulhos da CPTM ao Aeroporto Internacional de SP
Divulgação/Ministério de Portos e Aeroportos3 de 3
Aeromóvel que ligará estação Aeroporto-Guarulhos da CPTM ao Aeroporto Internacional de SP
Divulgação/Ministério de Portos e Aeroportos
De acordo com o consórcio, o sistema já passou por mais de 15 mil testes de desempenho e segurança e encontra-se “totalmente funcional”. Após a conclusão das etapas finais de certificação e a fase inicial com passageiros convidados, o Aeromóvel terá ampliação progressiva de capacidade até atingir a operação plena.
Leia também
-
São Paulo
Corujão sobre trilhos: Metrô de SP vai funcionar 24 horas aos sábados
-
São Paulo
Elo com PCC: prefeitura decreta caducidade de contratos com Transwolff
-
São Paulo
“Deixem tudo”: passageiros se desesperam durante incêndio no aeroporto
-
São Paulo
Mototáxi: vereadores aprovam em 1º turno PL que regulamenta atividade
“A entrada em operação ocorre de forma faseada, seguindo as recomendações da entidade certificadora e as melhores práticas internacionais para sistemas automatizados de transporte de passageiros em aeroportos de grande porte. Esse modelo garante que todos os processos sejam acompanhados e ajustados de maneira segura, gradual e controlada, antes da operação plena”, disse o Consórcio AeroGru, em nota.
Como vai funcionar o Aeromóvel de Guarulhos
- Atualmente, o transporte é feito por ônibus gratuitos que partem da Estação Aeroporto-Guarulhos da linha 13-Jade da CPTM e levam cerca de 10 minutos até o terminal mais próximo, obrigando passageiros a subirem e descerem escadas rolantes, muitas vezes carregando malas.
- O Aeromóvel de Guarulhos terá uma estação em cada terminal de embarque do aeroporto e o tempo de viagem deverá cair para cerca de seis minutos ao longo dos 2,7 km do trajeto. O tempo máximo de espera também deverá ser de seis minutos.
- Serão dois veículos em operação e um reserva, com capacidade para levar até 200 pessoas por viagem cada um. Ao todo, o “people mover” deverá transportar cerca de 4.000 passageiros por hora, sendo 2.000 em cada sentido de direção.
- O monotrilho será totalmente automatizado, portanto, não terá condutores, como os trens metropolitanos de São Paulo, por exemplo.
Fonte: www.metropoles.com



































