O Aeroporto de Congonhas planeja retomar as operações de voos internacionais a partir de 2028. A Aena, concessionária que administra o aeroporto, afirmou em um evento nesta terça-feira (5/8) que deve recomeçar com aviação executiva.
A previsão é de que voos comerciais devem voltar apenas em 2028, coincidindo com a finalização das obras de Congonhas, na zona sul da capital paulista, orçadas em cerca de R$ 2 bilhões.
Os voos internacionais devem ser exclusivos à países da América do Sul, já que a pista de Congonhas não comporta aeronaves mais longas, utilizadas em viagens transatlânticas.
As obras no Aeroporto de Congonhas iniciaram em março de 2024. A área de embarque e desembarque deve dobrar o tamanho, chegando a 105 mil metros quadrados. Com a ampliação, o espaço deve dispor de 20 mil metros quadrados para áreas comerciais.
O projeto prevê também a construção de 19 novos portões de embarque, substitutindo os 12 atuais, e 10 portões de embarque remoto, dando novo uso ao hangar tombado.
Já para o setor de desembarque, será instalado um novo sistema de processamento de bagagens, com objetivo de otimizar o serviço, com 10 carrosséis.
Com o novo pátio, haverá aumento de 30 para 37 posições de parada de aeronaves, sendo 19 nas pontes e 18 remotas com afastamentos adequados às normas internacionais e pronto para receber o Airbus A321 em todas as posições.
Fonte: www.metropoles.com