São Paulo — A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta terça-feira (20/8) um programa de estágio remunerado para alunos do ensino médio da rede pública estadual.
Os estudantes com 16 anos ou mais que estão matriculados e que apresentarem frequência efetiva nas aulas poderão se inscrever no programa que deve beneficiar, inicialmente, 5 mil alunos, mas que pode ser ampliado para até 30 mil adolescentes.
Instituições e empresas privadas que tiverem interesse em fazer parte do programa para receber estagiários deverão se inscrever em editais que ainda serão lançados pela Secretaria da Educação de São Paulo.
Além disso, a iniciativa vai oferecer a oportunidade de estudantes do ensino médio regular atuarem como monitores no reforço escolar dos colegas. O objetivo é que esses alunos bolsistas desempenhem atividades de auxílio ao aprendizado, com supervisão de professores-orientadores.
O programa surgiu a partir de um projeto enviado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em julho deste ano para a Alesp.
Na ocasião, a gestão argumentou que o projeto, chamado de Estagiar SP, tem o objetivo de combater a evasão escolar e incentivar a entrada dos alunos no mercado de trabalho. O projeto é inspirado em ações parecidas desenvolvidas em estados como Ceará e Paraíba.
A expectativa do governo é chegar a 30 mil estagiários, segundo o secretário Renato Feder.
O governo Tarcísio estima um investimento de R$ 23 milhões no programa.
Fonte: Oficial