Aliados do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fizeram apelos para que ele concorra à Presidência da República em uma cerimônia para a entrega de 432 unidades habitacionais em Embu das Artes, na Grande São Paulo, nesta quinta-feira (17/7). Ele estava acompanhado do prefeito da cidade, Hugo Prado (Republicanos), e do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
O ex-prefeito Ney Santos (na foto de destaque ao lado de Tarcísio), e a deputada federal Ely Santos, ambos do Republicanos, também estavam na cerimônia. Ney, que é réu em processo por lavagem de dinheiro por suposto envolvimento com o Primeiro Comando da Capital (PCC), chegou a pegar no braço do governador e anunciá-lo como candidato ao Planalto.
“O estado de São Paulo está pequeno para o senhor”, disse Ney Santos. “A voz do povo é a voz de Deus e Tarcísio será o nosso presidente da República”, acrescentou.
Sucessor de Santos, o atual prefeito de Embu das Artes afirmou saber que Tarcísio diz que será candidato à reeleição ao governo paulista, mas se colocou à disposição para ajudá-lo em uma eventual campanha à Presidência.
“A vontade do povo embuense e do povo brasileiro é que a gente tenha um presidente realmente do diálogo, um presidente que faça a diferença”, disse Hugo Prado.
O deputado estadual Eduardo Nóbrega (Podemos) participou do coro. “Fico feliz que vou ter um amigo no governo do Estado e um amigo na Presidência da República”, disse em referência a Tarcísio e Nunes.
Embora a entrega das unidades habitacionais tenha sido em uma cidade vizinha a São Paulo, o prefeito da capital chegou a entregar chaves aos moradores das novas unidades habitacionais. Recentemente, aliados publicaram uma pesquisa em que Nunes aparece bem cotado na disputa estadual.
Queda em pesquisa
Em pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (17/7), Lula aparece com 41% das intenções votos ante 37% de Tarcísio, em uma eventual disputa de segundo turno entre o presidente e o governador de São Paulo. Em maio, Tarcísio marcou 40% e estava apenas um ponto percentual atrás de Lula.
A imagem do governador foi atingida recentemente, após a taxação de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo presidente americano Donald Trump.
Embora Tarcísio tenha procurado a embaixada dos EUA para expor os impactos das tarifas para os exportadores de São Paulo e se reunido com empresários para se colocar à disposição de ajudá-los nas negociações, a condução das conversas foi criticada por políticos e empresários.
Como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), padrinho político de Tarcísio, é citado na carta de Trump que aumenta as tarifas sobre o Brasil, Tarcísio teve a mensagem arranhada como consequência
Tarcísio e o tarifaço
- Desde o dia 9 de julho, quando Trump anunciou a taxação de 50% sobre produtos brasileiros, Tarcísio modulou o discurso e foi alvo de críticas.
- Em 9 de julho, dia em que a sanção econômica foi anunciada, o governador de São Paulo foi às redes sociais e disse: “Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado”.
- A mensagem foi mal vista por agentes do mercado e interpretada como politização sobre um assunto econômico delicado.
- No dia seguinte, Tarcísio concedeu uma entrevista coletiva em que acenou para a indústria de São Paulo e afirmou que o tarifaço era “deletério, principalmente para aqueles estados que têm produção industrial de maior valor agregado”.
- Depois, o governador embarcou para Brasília, onde se reuniu com Jair Bolsonaro e informou o ex-presidente que negociaria com o encarregado de negócios dos Estados Unidos. Ainda em Brasília, Tarcísio se reuniu com o representante da embaixada americana, Gabriel Escobar.
- Na terça-feira (15/7), foi a vez de Escobar ir a São Paulo para se reunir com Tarcísio e empresários em uma reunião a portas fechadas no Palácio dos Bandeirantes. Na conversa de cerca de 1h30min, o encarregado de negócios sinalizou que os EUA podem negociar o tarifaço, que passa a valer apenas em 1º de agosto.
- Tarcísio disse que deve entrar em contato com governadores de estados americanos para tentar reduzir a tarifa.
Fonte: www.metropoles.com