A EPG Sophia Fantazzini Cecchinato promoveu na última sexta-feira (6) uma feira de empreendedorismo com os alunos do ensino fundamental, evento aberto às famílias e à comunidade da região do bairro dos Pimentas. A feira é fruto do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), ação realizada por meio da parceria entre a Secretaria de Educação de Guarulhos e o Sebrae.
Durante a feira os alunos apresentaram os resultados de projetos de reutilização de alimentos que antes eram descartados, elaboração de brinquedos com materiais reciclados e pequenas hortas para residências.
Para o diretor da EPG, José Edson da Silva, a parceria com o Sebrae possibilitou um movimento diferente para a escola, principalmente no engajamento das famílias. “Desde o fim da pandemia a escola teve poucas oportunidades para abrir as portas e convidar as famílias e a própria comunidade para participar de algum evento. A feira do JEPP foi empolgante e possibilitou novamente essa reaproximação”, afirmou o diretor.
Jovens empreendedores
A EPG Sophia Fantazzini é uma das cinco escolas da rede municipal participante do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, metodologia de educação empreendedora exclusiva do Sebrae que proporciona aos educandos diversos conteúdos para o desenvolvimento de criatividade, persistência e iniciativa, comportamentos essenciais para que os estudantes possam encontrar soluções inovadoras para os desafios do dia a dia.
Para potencializar as discussões da escola e despertar nos estudantes o talento empreendedor, os docentes receberam uma formação específica do Sebrae sobre o tema. A escola também foi contemplada com material didático impresso, entregue a todos os educandos.
De acordo com Isabel Teles, professora do 5° ano, o programa foi muito importante tanto para seus alunos quanto para a escola como um todo. “O conteúdo do JEPP é bastante transversal, ou seja, consegui trabalhar em sala de aula a leitura, a interpretação de textos e a grandeza de medidas, por exemplo, saberes de áreas distintas, mas que são necessários a todo bom empreendedor”, contou a docente.
Consultora de negócios do Sebrae Guarulhos, Priscila Ota reforçou a importância dessa abordagem nas escolas. “Empreender não é somente ter a sua própria empresa. É ser proativo, inovador, saber trabalhar em equipe e encontrar soluções para os problemas e necessidades que surgem. E esses comportamentos são muito importantes não somente para quem quer trabalhar por conta, mas também para qualquer profissão que os educandos queiram seguir no futuro”, disse a consultora.
Somente em 2024, cerca de 2.700 educandos da rede municipal de Guarulhos foram impactados com o programa do Sebrae. Para 2025, a projeção é que mais crianças guarulhenses possam aprender sobre empreendedorismo na cidade.
Fotos: Divulgação/PMG