Home Noticias alvo de operação, sindicato ligado a irmão de Lula se manifesta

alvo de operação, sindicato ligado a irmão de Lula se manifesta

10
0
Ícone de sino para notificações

O Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), cuja vice-presidência é ocupada por Frei Chico, irmão do presidente Lula (PT), publicou uma nota “manifestando a sua surpresa” com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em sua sede em São Paulo. A entidade foi um dos alvos de uma operação da Polícia Federal (PF) realizada nesta quinta-feira (9/10).

A PF também cumpriu mandados de busca nas casas do presidente do Sindnapi, Milton Baptista de Souza Filho, o Milton Cavalo, e de dirigentes da entidade.

Milton tem depoimento marcado na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nesta quinta-feira. Ele teve habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e poderá ficar em silêncio durante a oitiva.

-- Anuncios Patrocinados --
Curso Automação sem Limites

Na nota, assinada pela defesa do Sindnapi, os advogados escreveram que “não tiveram acesso ao inquérito policial, ao conteúdo das razões da representação policial ou dos fundamentos da decisão que autorizou a deflagração da medida cautelar”. O sindicato ainda afirmou que “reitera seu absoluto repúdio e indignação com quaisquer alegações de que foram praticados delitos em sua administração ou que foram realizados descontos indevidos de seus associados”.

A operação desta quinta foi autorizada pelo ministro do Supremo, André Mendonça, e já havia sido solicitada pela PF em primeira instância, antes do STF assumir o caso. Ao todo, foram autorizados o cumprimento de 66 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e Distrito Federal.

A operação tenta fazer o sequestro de cerca de R$ 400 milhões. Segundo a PF, a ação tem o objetivo de aprofundar as investigações e esclarecer a prática de crimes, como inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa e atos de ocultação e dilapidação patrimonial.

O irmão do presidente, Frei Chico, não está entre os alvos.

A farra do INSS

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23 de abril deste ano e que culminou nas demissões do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e do então ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Fonte: www.metropoles.com