Home Tecnologia Anatel e Aneel confirmam presença em Workshop de Compartilhamento de Postes no...

Anatel e Aneel confirmam presença em Workshop de Compartilhamento de Postes no Netcom 2024

12
0
Anatel e Aneel confirmam presença em Workshop de Compartilhamento de Postes no Netcom 2024
Anatel e Aneel confirmam presença em Workshop de Compartilhamento de Postes no Netcom 2024

José Borges da Silva Neto, superintendente de competição da Anatel, estará com o diretor-geral da Aneel Sandoval Feitosa e outros especialistas em debate que será realizado no dia 7 de agosto, no Expo Center Norte (São Paulo)

São Paulo, 20 de junho de 2024 – O superintendente de competição da Anatel, José Borges da Silva Neto, é o mais novo palestrante confirmado no 3° Workshop RTI Compartilhamento de Postes, a ser realizado em 7 de agosto no Expo Center Norte em São Paulo (SP). Ele se juntará ao diretor-geral da Aneel Sandoval Feitosa e outros especialistas convidados para debater “Os Avanços e Oportunidades no Compartilhamento no Brasil”

Um dos tópicos a serem abordados no encontro será o regulamento conjunto sobre compartilhamento de postes entre distribuidoras de energia elétrica e prestadoras de serviços de telecomunicações, que foi aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e atualmente está em fase de análise pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A expectativa é de que a votação seja retomada em breve após recente pedido de vistas.

-- Anuncios Patrocinados --
Curso Automação sem Limites

Por meio desta resolução, que segue as diretrizes da Política Nacional de Compartilhamento de Postes (“Poste Legal”, instituída pela Portaria Interministerial nº 10.563), o governo federal definirá a metodologia e as regras para determinação de valores a serem pagos pelo uso da infraestrutura da rede aérea, além da atribuição de responsabilidades pela ocupação, fiscalização e manutenção dos postes. 

Outros convidados a debater o tema serão o engenheiro e advogado Sidney Simonaggio, sócio-proprietário da Simonaggio Soluções Empresariais e head da área de energia do escritório Carpena Advogados Associados; a advogada Katia Pedroso, sócia e diretora da TELCOnsultoria; e o economista Luiz Henrique Barbosa, presidente da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp). A mediação ficará a cargo do engenheiro Helcio Binelli, sócio-diretor da PGB Security e diretor-administrativo da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (Abeprest).

“Acredito que este debate despertará grande interesse por ser técnico e orientativo, uma vez que os temas a serem discutidos demandam providências urgentes para a implantação e o ordenamento das redes”, avalia o engenheiro especialista em infraestrutura de telecomunicações Marcius Vitale, CEO da Vitale Consultoria e presidente da Associação dos Diplomados do Inatel (Adinatel), que coordenará o 3º Workshop RTI Compartilhamento de Postes

No painel, serão tratados pontos relevantes para o ordenamento da infraestrutura aérea de telecomunicações, como a criação da figura do “posteiro” – terceiro que fará a gestão do espaço destinado aos cabos, o censo das redes, a fiscalização e o compartilhamento. Segundo estimativa da Anatel, o Brasil tem cerca de 47 milhões de postes. Destes, aproximadamente 10 milhões estariam em situação irregular – situação verificada em 25% dos 5.570 municípios brasileiros.

Nova NBR 15.214

O painel de abertura do workshop vai tratar da “Nova NBR 15.214 – Rede de distribuição de energia elétrica – Compartilhamento de infraestrutura com redes de telecomunicações”. Fruto de um trabalho conjunto de operadoras, consultores e empresas do setor elétrico, a atualização foi elaborada ao longo de 35 reuniões durante os últimos três anos e deve ser publicada nos próximos dias. 

“Quando a norma foi criada, havia poucos ocupantes (ISPs) instalando cabos nos postes. Ela precisou ser readequada para atender à nova demanda”, explica Vitale. Após a privatização das telecomunicações, houve um aumento significativo no número de empresas utilizando a infraestrutura aérea em postes: hoje são mais de 20 mil em atividade. “Com muitos novos projetos, essa infraestrutura tornou-se muito mais ativa. A revisão modernizou a norma para refletir essa realidade”. 

Entre os aspectos definidos pela atualização da NBR 15.214, destacam-se a identificação e o posicionamento da caixa de emendas, a reserva técnica, o ponto de fixação e os distanciamentos das redes elétrica, de telecomunicações e de iluminação. Para esmiuçar o conteúdo da nova norma, foram convidados o engenheiro Rodrigo Urçulino, Analista de Proteção da Receita da Gerência de Receitas Acessórias da CEMIG; e Daniel Vagner Santos, consultor de telecomunicações da Vivo (Telefônica Brasil).

Segurança do trabalho e IA

A coordenação do workshop também escalou um time de especialistas para o painel “Explorando as Novas Normas de Segurança do Trabalho”, que aborda os principais pontos que devem ser implementados para garantir a segurança dos colaboradores das empresas que atuam na infraestrutura das redes aéreas. Ex-auditor do Ministério do Trabalho (MTb), o engenheiro, palestrante e consultor Gianfranco Pampalon será um dos técnicos presentes e abordará os acidentes por quedas de altura no setor de telecomunicações, que ocupam o primeiro lugar em número de ocorrências e o segundo em vítimas fatais.

Também participarão da discussão o engenheiro Aguinaldo Bizzo, membro dos grupos de trabalho da NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) e da NR-35 (Trabalhos em Altura) e diretor da DPST Engenharia; e o engenheiro Rodrigo Vaz, auditor fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, que tratará das diretrizes das ações de fiscalização do trabalho nas empresas de telecomunicações no Estado de São Paulo.

A moderação será feita pelo engenheiro Rogério Moreira Lima, Coordenador da Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes (CAPA) e da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) do CREA-MA. Os acidentes fatais envolvendo prestadores de serviços de telecomunicações aumentaram 525% entre 2015 e 2023, segundo dados do Anuário Estatístico da Abracopel 2024.

Soluções possibilitadas pela inteligência artificial serão apresentadas no painel “IA na Infraestrutura de Telecomunicações – Futuro dos Postes Compartilhados no Brasil”, que fecha a programação do workshop. O debate terá a presença da engenheira elétrica Flávia Letícia L. Tavares. Formada pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), a profissional atua como verificadora independente na ICO Consultoria, sendo responsável técnica pelo contrato de concessões da Infovia Digital do Estado de Mato Grosso do Sul. Ela integra o Infra Women Brazil (IWB), grupo sem fins lucrativos voltado à promoção e ao incentivo à presença de mulheres no setor de infraestrutura. 

O desafio de apresentar as soluções para o uso da IA nas telecomunicações ficará a cargo do engenheiro Daniel Moura, de Porto Alegre (RS), CEO e fundador da start-up Pix Force, que entregou mais de cem projetos que unem inteligência artificial e visão computacional para monitoramento em diversos segmentos da indústria. Reconhecida com premiações no Brasil e no exterior, a companhia fundada em 2016 já atendeu clientes como CEMIG, CFPL, Ipiranga e Vale, entre outros. O profissional discorrerá sobre a utilização de câmeras e técnicas de inteligência artificial para identificar automaticamente a situação da infraestrutura e dos ocupantes envolvidos com o intuito de facilitar a gestão dos ativos e a detecção de eventuais desvios nas redes implantadas.

Engenheiro, PhD, escritor e professor do Inatel, António Marcos Alberti explicará como as tecnologias emergentes podem criar novos modelos de governança, ao gerir recursos de forma mais eficiente. Ele é um dos responsáveis pelo Projeto NovaGenesis, de arquitetura 6G. “Vamos abordar soluções e proposições que podem ser úteis ao setor, de forma dinâmica, ativa e direcionada”, avalia o coordenador do workshop, que também será o mediador deste painel.

Sobre o NETCOM

Em sua 11ª edição, o NETCOM é o ponto de encontro dos profissionais de infraestrutura de redes, cabeamento e telecom, reunindo feira e congressos técnicos em um mesmo ambiente. Em 2024 o evento será realizado entre os dias 5 e 7 de agosto – no Expo Center Norte (Pavilhão Azul), em São Paulo – com uma programação que abrange toda a cadeia produtiva do segmento, incluindo indústria, distribuidores, instaladores, operadoras, data centers, provedores de Internet e usuários corporativos de TI.

Especialistas, pesquisadores e profissionais atuantes no mercado compartilharão seus conhecimentos, por mais de 30 horas, nos congressos que compõem o evento: 2° Congresso RTI de Fibra Óptica; 14° Congresso de Provedores de Internet; 15° Congresso RTI de Data Centers; 2° Congresso de Cabeamento e Instalações e 3° Workshop de Compartilhamento de Postes. 

Entre as questões técnicas, serão abordadas novas normas de segurança de instalação, estratégias de migração de redes e desenvolvimentos de padrões abertos, inteligência artificial, IoT – Internet das Coisas, 5G e a gestão dos provedores de Internet em um ambiente competitivo e cada vez mais consolidado.

Em uma área de exposição de 10.000 m², serão reunidos mais de 180 expositores nacionais e internacionais que apresentarão seus produtos e tecnologias. Os organizadores esperam receber 2.000 congressistas e 8.000 visitantes nos três dias de evento.

O NETCOM é uma realização da Aranda Eventos, empresa com 30 anos de experiência na organização e coorganização de eventos como as feiras e congressos Intersolar South America, Data Centers e Provedores de Internet. 

A promoção e a curadoria de conteúdo contam com o suporte da revista RTI – Redes, Telecom e Instalações, primeira revista direcionada aos profissionais de infraestrutura de redes e telecom lançada em 2000 pela Aranda Editora. O evento também conta com a parceria do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e das associações Associação Brasileira de Data Center (ABDC), Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (Abeprest), Associação Brasileira das Empresas e Profissionais de Engenharia das Comunicações e Infraestrutura (Aberimest), Associação Brasileira de Infraestrutura e Serviços Cloud (Abracloud), Associação Brasileira dos Operadores de Telecomunicações e Provedores de Internet (Abramulti), Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp) e União Brasileira dos Integradores de Soluções de Engenharia (UBIC). 

Serviço

3° Workshop RTI Compartilhamento de Postes

7 de agosto de 2024, das 13h30 às 18h30

NETCOM 2024

5, 6 e 7 de agosto

Expo Center Norte (Pavilhão Azul)

Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme. São Paulo-SP

Feira: 12h às 20h

Congressos: 13h30 às 18h30

Inscrições gratuitas pelo site www.netcom2024.com.br

Informações para a imprensa

(11) 99689-6712

Denise Marson – [email protected]