Depois de dois dias seguidos com recorde de calor, a Prefeitura de São Paulo deu início neste sábado (27/12) à Operação Altas Temperaturas (OAT), com distribuição de água, suco e chás gelados para a população mais vulnerável em cinco regiões da cidade.
Ativada quando a temperatura ou sensação térmica atingem 32ºC, a OAT reúne um conjunto de medidas emergenciais voltadas à redução dos efeitos do calor excessivo, como desidratação, mal-estar, agravamento de doenças pré-existentes e outras situações de vulnerabilidade.
As ações incluem a ampliação do atendimento social nas ruas, a distribuição de água potável, orientações preventivas e o encaminhamento para serviços da rede socioassistencial.
A cidade de São Paulo bateu novo recorde de calor na quinta-feira (25/12), dia de Natal, ao atingir 35,9 ºC. Na sexta-feira (26/12), os termômetros registraram 36,2°C no Mirante de Santana às 15h, a maior temperatura registrada no mês de dezembro desde 1961.
O mês de dezembro, até agora, registra um acumulado de chuvas abaixo do esperado, o que tem agravado a situação dos mananciais que abastecem a cidade.
O Sistema Cantareira está com apenas 20,4% do seu volume abastecido, nível menor que o registrado às vésperas da crise hídrica que assolou o estado na década passada.
A quantidade de água que entrou no Sistema Cantareira é de 40% da média histórica para dezembro (20 m³/s, de um total de 50 m³/s esperado).
Endereços das tendas de água:
Região Central – Praça da República e Praça Marechal Deodoro;
Região Sul – Santo Amaro (Praça Salim Farah Maluf) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);
Região Norte – Santana (Rua Paineira do Campo, 943) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);
Região Leste – Guaianases (Rua Capitão Pucci, 38), Itaquera (Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);
Região Oeste – Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus, ao lado do Tendal da Lapa).
Fonte: www.metropoles.com
































