Em meio ao recorde de calor do ano registrado em São Paulo — alguns termômetros de rua chegaram a marcar até 40°C na tarde desta segunda-feira (6/10) —, paulistanos já se preparam para uma mudança brusca de temperatura já nesta terça (7/10). A previsão é de queda de temperatura e até possibilidade de chuvas ao longo da semana, após a chegada da frente fria.
Nas ruas, a reportagem do Metrópoles encontrou pessoas que sofriam em meio ao calorão de derreter asfalto, ao mesmo tempo em que já pensavam no que fazer com a chegada do frio nas próximas horas.
O motorista Carlos Roberto Dias, 43 anos, seguia à frente de um grupo de peregrinos que deixou Interlagos, na zona sul, rumo à cidade de Aparecida, para celebrar o Dia de Nossa Senhora, no domingo (12/10).
Quando passavam pelas proximidades do Parque Ibirapuera, um dos termômetros da Avenida Rubem Berta, no meio do Cebolinha, marcava 40°C.
“Como é nossa sétima romaria, a gente já se prepara. Temos camisas, agasalho e caminhão de apoio, que traz as coisas”, afirmou.
Já o artista independente Igor Melo do Rego, 24 anos, veio do Recife (PE) e disse ver pontos positivos na variação do tempo. “É bom, porque tem clima para todos os gostos por aqui. Para quem gosta de calor, tem calor. Para quem gosta de frio, tem frio. Na minha cidade é só calor”, disse.
A recepcionista Audrey Caroline, 34 anos, andava com água e sorvete pelas ruas hoje, mas já previa usar o cachecol nesta terça. Ela disse que não se acostumou às variações de temperatura em São Paulo. “Mas me adapto”, afirmou.
Recorde de calor
A tarde desta segunda-feira foi a mais quente da capital paulista no ano, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.
De acordo com as estações meteorológicas do CGE, a média da temperatura máxima chegou aos 34,4°C, superando os 34,2°C registrados em 17 de fevereiro.
Com temperaturas elevadas, baixa umidade do ar e aumento de nuvens na capital paulista, estações meteorológicas registraram uma máxima absoluta de 36,3°C, na Freguesia do Ó, na zona norte. A máxima fica 0,6° C abaixo do recorde do ano, registrado em Perus, também na zona norte, no dia 18 de fevereiro.
Entre os bairros com temperaturas mais elevadas nesta segunda, estão a Mooca (35°C), na zona leste, e a Cidade Ademar (33°C), na zona sul. Além das altas temperaturas, a umidade relativa do ar nesses locais é respectivamente de 23% e 24%.
Fonte: www.metropoles.com