O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, emitiu uma nota defendendo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para justificar a expulsão de um dos mais antigos membros do partido, o deputado federal Antonio Carlos Rodrigues.
A expulsão aconteceu após Rodrigues elogiar Alexandre de Moraes e criticar Trump após a aplicação de sanções ao magistrado pelos Estados Unidos e a assinatura da ordem que oficializou o tarifaço de 50% sobre os produtos brasileiros exportados ao mercado norte-americano.
“A pressão da nossa bancada foi muito grande. Nossos parlamentares entendem que atacar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é uma ignorância sem tamanho. Trump é o presidente do país mais forte do mundo. O que precisamos é de diplomacia e de diálogo, não de populismo barato, que só atrapalha o desenvolvimento da nossa nação”, diz a nota assinada por Valdemar.
O comunicado diz, ainda, que “chega de arrumar confusão”. “Temos que arrumar o Brasil.”
A nota acontece após o ministro do STF ser sancionado pelo governo Trump com a Lei Magnitsky e também Trump taxar o Brasil em setores vitais como carne e café em 50%. O tarifaço, porém, foi desidratado com 700 exceções.
Defesa
À coluna Igor Gadelha, o parlamentar paulista afirmou que a decisão do atual presidente dos Estados Unidos é “absurda” e que Donald Trump precisa cuidar do seu próprio país e não “se meter com o Brasil”.
“É o maior absurdo que já vi na minha vida política. O Alexandre é um dos maiores juristas do país, extremamente competente. Trump tem que cuidar dos Estados Unidos. Não se meter com o Brasil como está se metendo”, afirmou o parlamentar.
O deputado do PL de Jair Bolsonaro disse ainda que enviaria uma mensagem para Moraes prestando solidariedade pela nova sanção anunciada pelos Estados Unidos contra ele.
Antônio Carlos Rodrigues tem relação com Alexandre de Moraes desde os tempos em que o ministro do STF ocupou cargos nos governos municipal e estadual em São Paulo.
Por conta dessa relação, o deputado federal do PL era um dos principais interlocutores de Valdemar com Moraes.
Fonte: www.metropoles.com