Home Noticias Após ventos de 65 km/h, 9 voos são desviados do aeroporto de...

Após ventos de 65 km/h, 9 voos são desviados do aeroporto de Guarulhos

3
0
Como apagão cibernético afeta funcionamento dos aeroportos de SP

Em razão dos fortes ventos na região do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande São Paulo, nove voos tiveram suas rotas alteradas para outros aeroportos na manhã desta segunda-feira (28/7). Nenhum voo foi cancelado.

Em nota ao Metrópoles, a concessionária GRU Airport informou que os voos foram desviados para o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e para o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região do aeroporto de Guarulhos registrou ventos de 64,8 km/h nesta segunda. Em Itapeva, no interior, a velocidade dos ventos chegou a 104 km/h. Em Iguape, chegou a 93 km/h e em Cerqueira Cesar, ambas também no interior do estado, a 92,9 km/h.

-- Anuncios Patrocinados --
Curso Automação sem Limites

Todo o litoral do estado está sob alerta de perigo para ventos costeiros, segundo o Inmet, até às 23h59 desta terça-feira (29/7). Há previsão de movimentação das dunas de areia sobre construções na orla com a intensificação dos ventos.

“A concessionária segue monitorando a situação em tempo real e mantém comunicação constante com as companhias aéreas, a fim de minimizar os transtornos aos passageiros”, diz a nota.

O aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, não teve a sua operação afetada.

Mais de 100 mil imóveis sem energia

Segundo a concessionária Enel, responsável pela distribuição de eletricidade para São Paulo e mais 23 cidades, cerca de 103 mil endereços estão sem energia na região metropolitana na manhã desta segunda-feira (28/7).

Só na cidade de São Paulo, são quase 65 mil clientes afetados, o que corresponde a 1,11% do total de imóveis atendidos na capital.

A cidade mais afetada é Rio Grande da Serra, na Grande São Paulo, em que 2.368 não tem energia elétrica, ou 15,04% do total de clientes.

Tempestades

A partir da propagação de uma frente fria, praticamente todo o estado de São Paulo está em estado de alerta para tempestades nesta segunda, de acordo com o Inmet.

Havia dois alertas de “perigo potencial” em vigor. O primeiro, com término previsto para às 10h desta segunda, indicava tempestades em toda a faixa oeste do estado. Já o segundo, ainda em vigor, coloca a região centro-leste, incluindo a Grande São Paulo, em estado de atenção até pelo menos 21h.

São esperados chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h, e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.


Cuidados em tempestades

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Fique atento às previsões do tempo e ative notificações da Defesa Civil.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo também colocou a capital em estado de atenção para a propagação de uma frente fria pelo litoral paulista, causando aumento de nebulosidade, chuvas isoladas, intensas rajadas de vento e acentuado declínio das temperaturas no início desta semana.

O Inmet ainda coloca o território paulista em alerta para declínio de temperatura entre 3ºC e 5ºC, com nível de perigo potencial, até às 10h desta terça-feira (29/7)

Fonte: www.metropoles.com