Home Tecnologia astronauta posta foto noturna de São Paulo vista do espaço

astronauta posta foto noturna de São Paulo vista do espaço

2
0
Imagem aérea da cidade de São Paulo vista da Estação Espacial Internacional

Don Pettit, astronauta da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), postou neste domingo, 16, uma foto noturna da cidade de São Paulo vista do espaço sideral. A imagem foi registrada na Estação Espacial Internacional (EEI) durante expedição em 2003.

“São Paulo, Brasil, à noite, mostrando uma colcha de retalhos de iluminação de vapor de mercúrio e sódio visível da Estação Espacial Internacional”, escreveu Pettit no Twitter/X.

A EEI é um laboratório espacial utilizado para estudar diversos assuntos que agregam em futuras missões de exploração do espaço. Dentre os temas estão:

  • fisiologia humana;
  • radiação;
  • engenharia;
  • biologia; e
  • física. 

A legenda da foto do astronauta da Nasa inclui também o tipo de luz emitida pelo Estado. O astronauta ressalta a cidade de Santos.

“A iluminação mais antiga de vapor de mercúrio é vista como verde-azulada na parte central mais antiga da cidade, enquanto a iluminação amarela de vapor de sódio aparece nas regiões vizinhas mais recentes”, explicou Pettit. “A região costeira de Santos apresenta uma borda de iluminação abrupta no Oceano Atlântico.”

Nasa recusa ajuda de SpaceX para resgatar telescópio

A Nasa recusou, no início do mês de junho, uma ajuda da SpaceX para salvar o telescópio espacial Hubble. O equipamento está em órbita há 30 anos e captura imagens que estão bem distantes da Terra.

A agência norte-americana precisa lidar com a diminuição da órbita em que a máquina opera. Além disso, trabalha com o envelhecimento dos instrumentos científicos e com a diminuição do número de giroscópios. 

Se nada for feito, o Hubble vai cair na Terra e vai se despedaçar ao entrar na atmosfera. Mesmo com o estudo de viabilidade para analisar a segurança do projeto, a Nasa recusou ajuda da empresa espacial de Elon Musk.

O órgão quer evitar erros que poderiam dar um fim antecipado aos trabalhos de pesquisa do Hubble.

Leia mais:

Fonte: Oficial