Home Noticias Ave da Venezuela, canários e pintassilgos são apreendidos em chácara

Ave da Venezuela, canários e pintassilgos são apreendidos em chácara

3
0
Ícone de sino para notificações

Após uma denúncia anônima, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos, no interior de São Paulo, apreendeu 30 aves silvestres mantidas de forma irregular em uma chácara da cidade no último sábado (31/8).

Dentre as espécies encontradas, algumas estão sob ameaça de extinção, como o azulão e o curió. O pintassilgo-tarim, originário da região amazônica venezuelana, também estava entre as espécies encontradas, o que pode configurar crime de tráfico internacional de animais silvestres.


Confira as espécies encontradas

  • 10 canários do reino e agapórnis
  • 2 canários-da-terra
  • 2 trincas-ferro
  • 2 coleiros papa-capim
  • 2 coleiros-baianos
  • 2 coleiros-do-brejo
  • 3 periquitos-verdes
  • 1 melro
  • 1 bicudo
  • 1 pássaro-preto
  • 1 tico-tico-rei-cinza1 azulão
  • 1 curió
  • 1 pintassilgo-tarim

No local, os agentes do Grupo Ambiental Municipal (GAM) encontraram diversas gaiolas com pássaros sem anilhas de identificação. O responsável pelo local, um homem de 64 anos, afirmou que não possuía documentação dos animais.

-- Anuncios Patrocinados --
Curso Automação sem Limites

Segundo a GCM, as aves foram encaminhadas à Associação Mata Ciliar, em Jundiaí, onde passarão por atendimento médico e posterior soltura.

A multa por manter pássaros ameçados de extinção pode chegar a até R$ 7 mil por indivíduo. Já em relação à espécie de fora do Brasil, configura-se como tráfico internacional ou apreensão de espécie sob monitoramento.

O caso foi registrado na delegacia da cidade. O responsável foi indiciado no artigo 29 da Lei 9.605/98, que dispõe sobre crimes ambientais.

Fonte: www.metropoles.com